Em Neemias 9.27, os levitas levantaram suas vozes ao Senhor com adoração e confissão e disseram: “…Mas no tempo da sua angústia, clamaram a ti e dos céus tu os ouviste; e, segundo a tua grande misericórdia, lhes deste libertadores que os salvaram…”
Esses levitas, em sua oração, reconheceram que a história de Israel fora marcada por tristeza e angústia devido a seus pecados. Mas sempre que clamaram ao Senhor – que devido Sua misericórdia – os ouviu e salvou-os através de líderes sérios e tementes a Ele.
Todos ficamos angustiados, tristes e aflitos. Ao lermos ou ouvirmos essas palavras dos levitas da época de Neemias, a primeira coisa que precisamos perguntar é: qual é a origem da minha angústia?
Podemos estar angustiados porque estamos sofrendo devido aos nossos próprios pecados; por termos abandonado o Senhor e suas verdades, fazendo nossos próprios caminhos, os quais não deram e nunca darão certos. Podemos também estar angustiados porque desejamos controlar pessoas e circunstâncias; desejamos agir efetivamente em situações e pessoas, mas somos incapazes e impotentes. Podemos estar angustiados porque ainda que andemos seriamente com o Senhor, vários problemas e lutas chegaram e algumas delas são humanamente insolúveis.
Assim, reflita e analise a origem de suas angústias. Se você estiver pecando contra o Senhor, arrependa-se, confesse seus pecados e volte para Ele. Peça por sua misericórdia e graça. Ele o ouvirá e mudará sua vida. Se você está tentando controlar algo ou alguém, pare com isso. Entregue ao Senhor. Deixe-o agir; deixe-o ser Deus. Caso você esteja passando por provações, mantenha sua fé no Senhor. Dependa e espere nEle. Ele sempre está trabalhando em sua vida para promover mudanças que O glorificarão e o alegrará.
Quando a angústia chegar, pergunte sempre: qual a origem da minha angústia?
Tenha um bom dia! Um final de semana abençoado!
SHALOM! SHALOM!