Companhia entrega, em julho deste ano, segunda etapa de obras que visam assegurar a regularidade no abastecimento, mesmo durante períodos de estiagem. Investimento é de R$ 27 milhões
Com objetivo de assegurar o fornecimento de água durante todo o ano em São Luís de Montes Belos, a 118 quilômetros de Goiânia, a Saneago confirmou para o segundo semestre a entrega de uma nova captação no município. Trata-se de um ponto instalado no Ribeirão Santa Rosa, com vazão de 117 litros por segundo.
Também está em fase final a construção de estações elevatórias de água bruta e de 10,5 quilômetros de adutoras, como parte de uma extensa obra de ampliação do sistema de abastecimento local. Em uma primeira etapa, entregue em 2022, a companhia instalou um ponto de captação no mesmo ribeirão com vazão de 50 litros por segundo, o que garantiu a regularidade no abastecimento durante a última estiagem.
“Estamos intensificando os esforços para que não falte água nas torneiras, mesmo nos períodos mais secos do ano”, explicou o diretor de Produção da Saneago, engenheiro Mauro Lessa. O gestor acrescentou ainda que estão em andamento projetos de recuperação de nascentes e de mais de 300 bacias de infiltração de água no solo.
Outras intervenções para levar segurança hídrica aos moradores são o combate às perdas na distribuição e às ligações clandestinas. Em São Luís de Montes Belos, 100% da população urbana é atendida com água tratada e 98,9% com coleta, afastamento e tratamento de esgoto, índices considerados universalizados.
Foto: Saneago
Saneago – Governo de Goiás