O uso das palavras

A Bíblia é um livro maravilhoso e superior porque ensina as pessoas a se autoavaliarem, enquanto estabelecem um padrão para que outros também sejam verdadeiramente avaliados. Um exemplo está em Eclesiastes 10.12. Salomão afirmou: “As palavras do sábio lhe trazem favor, mas o tolo é destruído pelo que diz”.

Segundo o texto, um sábio pode ser definido por suas palavras. O sábio é sempre gentil, fala pouco e baixo, controlando suas palavras e falando quando é necessário. Sabe-se quando se está diante de um sábio porque ele valoriza o silêncio, faz perguntas para esclarecer e permite sempre que seu interlocutor sinta-se à vontade em sua presença.

Segundo o texto, Salomão também ensina que um tolo pode ser facilmente definido pela forma como usa as suas palavras. Um tolo é aquele que sempre está falando sobre si mesmo, criticando, desprezando e debochando dos outros. Ele gosta de discutir, gritar, soltar palavrões e sempre tem uma opinião, idéia e sugestão para tudo.

A análise do Senhor Jesus sobre o uso das palavras é muito precisa. Ele afirmou em Mateus 12.34: “…porque a boca fala do que está cheio o coração”. Assim, suas palavras e a sua comunicação revelam claramente quem você é e o que está dentro de você.

Uma grande diferença entre o seu sucesso e o fracasso depende da maneira como você fala. Assim, o uso de suas palavras, demonstram se você é sábio ou tolo.

Tenha um bom dia!

Leia mais  Devocional sobre Meditação Nas Escrituras
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16571