Colégio Simbios Young adota método com carga horária aumentada para as aulas do idioma na instituição. Objetivo é promover um desenvolvimento mais natural e contextualizado da segunda língua
Pensando no futuro de seus filhos, muitos pais buscam maneiras de prepará-los para um mundo sem fronteiras. Por isso, proporcionar o aprendizado do inglês na infância é prioridade para muitas famílias. Poder contar com isso dentro da escola regular é uma facilidade que tem agradado ao valorizar a importância do ensino de uma segunda língua nesta fase da vida sem precisar acrescentar mais uma atividade na rotina da criança. Nesse sentido, o Colégio Simbios Young conta com um Programa Bilíngue, com carga horária aumentada para as aulas de inglês. São cinco aulas semanais para os pequenos da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e quatro vezes por semana para os estudantes dos Anos Finais.
O idioma é ensinado de acordo com a faixa etária. Por exemplo, na Educação Infantil e Anos Iniciais, as crianças são constantemente estimuladas a desenvolver a curiosidade e a descobrir a língua por meio da realização de projetos artísticos, que envolvem música, dança, cinema, teatro, desenho, pintura, literatura, datas comemorativas, jogos, brincadeiras e até mesmo culinária. “Dessa forma, aprendem espontaneamente e, muitas vezes, sem se darem conta, começam a entender, ler, escrever e falar em inglês, trazendo a língua inglesa para seu cotidiano”, afirma uma das professoras do idioma na escola, Luciana Alvarenga.
Já para os Anos Finais a abordagem é comunicativa, buscando a fluência em ler, escrever, entender e falar. Tudo isso de forma que o aluno consiga fazer diálogos interdisciplinares e desenvolva o seu senso crítico, capacidade de argumentação, autonomia e expanda seu repertório na língua. “Tendo o aluno como o principal protagonista de todo o processo, proporcionamos uma aprendizagem ativa, na qual a criança desenvolve competências e habilidades para que o inglês seja visto como algo natural no seu dia a dia”, acrescenta a também professora Paula Mariano.
Importância – A importância do inglês para uma criança não é algo que deve ser avaliado apenas como um ponto que pode vir a ter um impacto no futuro profissional. A professora Renara Cantuário destaca que entre as vantagens no aprendizado de uma nova língua estão o fortalecimento do cérebro, a sensibilidade à linguagem e a facilidade em tornar-se uma pessoa multitarefas e poder enxergar a sociedade em geral sob múltiplos pontos de vista. “O inglês permeia muitos universos, como as artes, o cinema e a música. Assim, esperamos que o aluno, ao final do Ensino Fundamental, chegue a um entendimento intercultural, bem como adquira uma melhor percepção do seu lugar no mundo”, considera.
Ela lembra ainda que a primeira infância é considerada a fase da vida ideal para se aprender línguas. A criança aprende uma segunda língua da mesma forma que aprendeu a primeira, ou seja, de forma natural. “Desde que o aprendizado seja envolvente, fácil e divertido, com uso de jogos, músicas, histórias e brincadeiras, recursos que criam situações reais e concretas, dentro do universo infantil. Afinal, crianças estão sempre preparadas para receber novos desafios e mostrar o que sabem fazer, com curiosidade, sem medo de errar e com o tempo a seu favor”, completa.
Sobre o Simbios
Com uma proposta educacional embasada na longa experiência de seus fundadores em sala de aula – Carla Borges, Valdir Faria, Walfredo Pereira e Adriano Medeiros – o Colégio Simbios foi fundado em 2011, em Goiânia. Hoje é referência no mercado pelo ensino de qualidade e pelos excelentes resultados em exames pré-vestibulares. Atestando a afirmação, é a instituição com o índice mais alto de aprovação no Centro-Oeste. Em 2022, ampliou sua atuação, proporcionando um ciclo de formação ainda mais completo por meio do Colégio Simbios Young, destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.
O projeto pedagógico adotado prevê uma educação transformadora, o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como habilidades de relacionamento, autocontrole e responsabilidade na tomada de decisões. Entre os diferenciais, também está o Programa de Inteligência Emocional, destinado ao Ensino Médio, que oferece métodos de estudos e de planejamento, técnicas de relaxamento e meditação. No Ensino Fundamental destaca-se e o “Programa Socioemocional Educa por Rossandro Klinjey”, que auxilia o desenvolvimento da Inteligência Emocional a partir da discussão de temas importantes, como relacionamento interpessoal, bullying, entre outros, fundamentais na criação de pilares socioemocionais.