Como as crianças podem aprender inglês sem ter que acrescentar mais uma atividade na rotina?

Colégio Simbios Young adota método com carga horária aumentada para as aulas do idioma na instituição. Objetivo é promover um desenvolvimento mais natural e contextualizado da segunda língua

Pensando no futuro de seus filhos, muitos pais buscam maneiras de prepará-los para um mundo sem fronteiras. Por isso, proporcionar o aprendizado do inglês na infância é prioridade para muitas famílias. Poder contar com isso dentro da escola regular é uma facilidade que tem agradado ao valorizar a importância do ensino de uma segunda língua nesta fase da vida sem precisar acrescentar mais uma atividade na rotina da criança. Nesse sentido, o Colégio Simbios Young conta com um Programa Bilíngue, com carga horária aumentada para as aulas de inglês. São cinco aulas semanais para os pequenos da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e quatro vezes por semana para os estudantes dos Anos Finais.

O idioma é ensinado de acordo com a faixa etária. Por exemplo, na Educação Infantil e Anos Iniciais, as crianças são constantemente estimuladas a desenvolver a curiosidade e a descobrir a língua por meio da realização de projetos artísticos, que envolvem música, dança, cinema, teatro, desenho, pintura, literatura, datas comemorativas, jogos, brincadeiras e até mesmo culinária. “Dessa forma, aprendem espontaneamente e, muitas vezes, sem se darem conta, começam a entender, ler, escrever e falar em inglês, trazendo a língua inglesa para seu cotidiano”, afirma uma das professoras do idioma na escola, Luciana Alvarenga.

Já para os Anos Finais a abordagem é comunicativa, buscando a fluência em ler, escrever, entender e falar. Tudo isso de forma que o aluno consiga fazer diálogos interdisciplinares e desenvolva o seu senso crítico, capacidade de argumentação, autonomia e expanda seu repertório na língua. “Tendo o aluno como o principal protagonista de todo o processo, proporcionamos uma aprendizagem ativa, na qual a criança desenvolve competências e habilidades para que o inglês seja visto como algo natural no seu dia a dia”, acrescenta a também professora Paula Mariano.

Leia mais  Equatorial Goiás informa

Importância – A importância do inglês para uma criança não é algo que deve ser avaliado apenas como um ponto que pode vir a ter um impacto no futuro profissional. A professora Renara Cantuário destaca que entre as vantagens no aprendizado de uma nova língua estão o fortalecimento do cérebro, a sensibilidade à linguagem e a facilidade em tornar-se uma pessoa multitarefas e poder enxergar a sociedade em geral sob múltiplos pontos de vista. “O inglês permeia muitos universos, como as artes, o cinema e a música. Assim, esperamos que o aluno, ao final do Ensino Fundamental, chegue a um entendimento intercultural, bem como adquira uma melhor percepção do seu lugar no mundo”, considera.

Ela lembra ainda que a primeira infância é considerada a fase da vida ideal para se aprender línguas. A criança aprende uma segunda língua da mesma forma que aprendeu a primeira, ou seja, de forma natural. “Desde que o aprendizado seja envolvente, fácil e divertido, com uso de jogos, músicas, histórias e brincadeiras, recursos que criam situações reais e concretas, dentro do universo infantil. Afinal, crianças estão sempre preparadas para receber novos desafios e mostrar o que sabem fazer, com curiosidade, sem medo de errar e com o tempo a seu favor”, completa.

Sobre o Simbios

Com uma proposta educacional embasada na longa experiência de seus fundadores em sala de aula – Carla Borges, Valdir Faria, Walfredo Pereira e Adriano Medeiros – o Colégio Simbios foi fundado em 2011, em Goiânia. Hoje é referência no mercado pelo ensino de qualidade e pelos excelentes resultados em exames pré-vestibulares. Atestando a afirmação, é a instituição com o índice mais alto de aprovação no Centro-Oeste. Em 2022, ampliou sua atuação, proporcionando um ciclo de formação ainda mais completo por meio do Colégio Simbios Young, destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

Leia mais  Jamil Calife e autoridades buscam fortalecer economia goiana durante reunião em Brasília

O projeto pedagógico adotado prevê uma educação transformadora, o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como habilidades de relacionamento, autocontrole e responsabilidade na tomada de decisões. Entre os diferenciais, também está o ‘Programa de Inteligência Emocional’, destinado ao Ensino Médio, que oferece métodos de estudos e de planejamento, técnicas de relaxamento e meditação. No Ensino Fundamental destaca-se e o “Programa Socioemocional Educa por Rossandro Klinjey”, que auxilia o desenvolvimento da Inteligência Emocional a partir da discussão de temas importantes, como relacionamento interpessoal, bullying, entre outros, fundamentais na criação de pilares socioemocionais.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16574