Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação. 1 Pedro 2:2
Todos aqueles que se tornaram novas criaturas, que foram lavados de seus pecados, santificados e nascidos de novo pela semente imortal da Palavra e do Espírito da graça devem desejar ardentemente o leite genuíno da Palavra, para que cresçam no conhecimento, no bem-estar e na nova obediência.
O recém-nascido não se satisfaz com ouro, pérolas ou qualquer outra coisa, mas apenas com leite. Da mesma forma, a alma recém-renovada tem sede e fome apenas do leite sagrado e genuíno da santa Palavra de Deus.
O apóstolo Pedro diz que o homem se fortalecerá diariamente em graça; caso contrário, como o recém-nascido, ele se abaterá, enfraquecerá e morrerá.
Aquele que não cresce, que não se fortalece em graça, nunca obteve a verdadeira graça. Aquele que não se esforça para alimentar a alma espiritualmente nunca nasceu de novo. Salomão afirma: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (PV 4:18).
Pois se a Estrela da Manhã do conhecimento da salvação nos aparecer um dia, se o Sol da Justiça raiar em nosso coração, nossa luz jamais se apagará até o dia em que seremos conduzidos àquela luz gloriosa do alto.
Aquele que vai em busca e se beneficia do grande mistério da piedade, com fé, arrependimento e sinceridade, cresce de virtude em virtude, de conhecimento em conhecimento, de graça em graça, até alcançar a perfeita varonilidade em Cristo Jesus (EF 4:13).
Assim como o mais belo brilho do Sol é, às vezes, encoberto e obscurecido por nuvens e neblinas, da mesma forma a santidade de um homem piedoso pode ser ofuscada e arruinada por pecados, ignorância, negligência etc.; contudo, se ele se lamentar do que fez, depois de ter passado por tristeza e sofrimento, e se arrepender, brilhará com mais intensidade e agradará tanto a Deus quanto ao homem, em sinceridade e em todas as graças sagradas; e posteriormente ele será mais rápido e firme na corrida da santificação.