
Nossos olhos podem ser ludibriados ou enganados, mas os olhos de Deus não.
Ou não vê Deus os meus caminhos e não conta todos os meus lassu? Jó 31:4
Considere que os olhos de Deus estão sobre nós, para observar todos os nossos movimentos, olhares e comportamentos. Ele vê cada movimento de nossos olhos e lê nossos pensamentos a distância. “E o que se formou os olhos será que não enxerga?” Sl 94:9. Os olhos de Deus percorrem a Terra de um extremo ao outro. Ouça Isaías, grande em conselhos e poderoso em obras, porque os olhos do Senhor estão sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um o fruto de Seus feitos. Salomão diz: “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (PV 15:3) Há uma imensa diferença entre os olhos de Deus e os nossos. […]
Nossos olhos são meios ou instrumentos de conhecimento, mas os de Deus são Seu conhecimento. Nossos olhos têm uma luz dupla para enxergar, uma luz interior em cada um e uma luz exterior no meio, mas Deus enxerga no escuro: “Não há trevas nem sombra assaz profunda, onde se escondam os que praticam a iniquidade” (Jó 34:22). Enxergamos uma coisa após a outra, mas Deus vê todas as coisas de uma só vez. Nossos olhos conseguem ver apenas a uma certa distância, mas Deus é onipresente, e nada é distante demais para Ele.
Nossos olhos enxergam a parte externa das coisas, mas o Senhor julga o coração, e nada lhe é oculto. Nossos olhos podem ser ludibriados ou enganados, mas os olhos de Deus não. Nossos olhos são temporários, mas os de Deus são eternos. […] Nossos olhos não estão sempre abertos, ou acordados, mas os olhos do Senhor nunca cochilam nem dormem. Nossos olhos podem perder a capacidade de enxergar em razão de opacidade, doença ou tentação, mas os olhos de Deus não.