Concluída a etapa de ajuste fiscal e Infraestrutura, governador dará destaque, nos próximos quatro anos, às ações de saúde, educação, programas sociais e geração de empregos.
HELTON LENINE
O governador reeleito Ronaldo (União Brasil) afirmou que, no segundo mandato, vai dar prioridade para ações administrativas voltadas para saúde, educação, programas sociais e empregos, agora que foi feito o ajuste fiscal.
Caiado ressaltou, nas entrevistas que concedeu logo após o encerramento das eleições, em Goiás, este ano, que o aumento da responsabilidade conferida a ele, um dia após a vitória em primeiro turno. “Agora é trabalhar mais, já comecei logo após a divulgação do resultado, trabalhando fortemente para as pessoas saberem que valeu a pena nos reconduzir ao governo”, disse.
Segundo o governador, uma vantagem para o segundo mandato é receber o governo de suas próprias mãos. Caiado relembrou que, em 2019, ao assumir a gestão estadual encontrou situação fiscal de extrema dificuldade, mas, agora, após quatro anos, a casa está arrumada. “Sei exatamente as condições fiscais do Estado e a condição de avançarmos muito mais em todas as áreas, seja na educação, na segurança pública, saúde e nos programas sociais”, explicou o governador.
Sobre o secretariado para o novo mandato, Caiado afirmou que vai seguir com o padrão da competência. “Meu governo deu certo porque se- lecionei as melhores cabeças em cada área”.
Para o chefe do Executivo estadual, o governante não pode transformar o governo em capitania hereditária, distribuindo cargos a aliados sem competência técnica. “Sou extremamente exigente e vamos ampliar as ações para de- senvolver o Estado de Goiás”, completou.
Desigualdades sociais
Adriano da Rocha Lima é coordenador do Grupo Especial de Planejamento e Inovação (GEPI 2023), cujo objetivo é elaborar plano executivo com as principais metas do primeiro ano do segundo mandato do governador Ronaldo Caiado (UB).
Trata-se de algo semelhante a uma equipe de transição.
O secretário aponta que o trabalho do grupo é de justamente definir as prioridades secundárias a serem colocadas em prática na segunda gestão de Caiado. No entanto, a atenção principal do governo será destinada à área social, com atuação na diminuição da extrema pobreza no estado e desigualdades sociais.“Agora que temos um Estado estabilizado, com equilíbrio fiscal, temos como avançar muito mais nas políticas públicas, com foco na Educação, Social e Saúde. Obviamente sem deixar as outras áreas de lado, como infraestrutura, meio ambiente, saneamento.
Tudo vai continuar crescendo de forma acelerada”, aponta. Adriano Rocha Lima tem se reunido com todos os grupos de trabalho, formados por Ronaldo Caiado, para ultimar as primeiras ações de governo já para mês de governo, principalmente agora que o governador só deverá retornar a Goiás na segunda quinzena de janeiro, após a recuperação da cirurgia cardíaca a que foi submetido em São Paulo.