Ana Paula de Araújo Rezende Machado Craveiro*
A história de vida do meu pai é formada de inúmeras histórias. Histórias de suas pessoas que o amam, cada um à sua maneira. Posso dizer que ele tocou o solo golano e fez germinar um Estado grandioso, pujante, com infraestrutura presente e visão de futuro. O Fomentar, as estradas asfaltadas, a roça com energia, tudo nos leva ao desenvolvimento, e começou com ele. Goiânia é uma rosa cultivada em seu coração como dizer menos que isso sobre sua vida feita desta cidade que o espelha?
“Eu era jornaleiro. Seu pai me acolheu, me cobrou estudo, me empregou como jovem aprendiz. O caminho que trilhei, a vida que conquistei, devo muito a ele”, me conta um homem todo emocionado. E me emociona também. “Chegamos em Goiânia sem nada. Seu pai nos deu moradia, a oportunidade de recomeçar. Fomos uma das mais de mil famílias a receber casa própria em um só dia na Vila Mutirão”, lembra orgulhosa uma mulher, jovem, que me pede uma uma foto, envia para mãe e traz da infância a sua lembrança.
Quanto ouço que meu pai é maior que seu tempo, fico feliz e orgulhosa como filha. Mas acima de tudo me sinto uma cidadã privilegiada por minha vida e na vida de tanta gente o resultado de suas ações. Testemunhar o triunfo da grandeza política, da vitória da virtude humana, e poder conviver dentro de casa e nas ruas, e nos mutirões, e nos palanques – lembram das Diretas Já! – a sua construção faz de todos nós que estivemos ao seu lado e sob o seu olhar, também construtor de uma História que vale a pena ser transmitida de geração em geração. Ele é único. É o final feliz da vida pública.O Iris Rezende prefeito, governador, ministro, tocador de obra, construtor de estradas e casas, o Iris lider e referência politica, inspira a nova geração. Eo Iris amigo, companheiro, madrugador, afetuoso, simples, contador de histórias, esse tira sorrisos de quantos o conheceram, com saudade, com a vivacidade de seus olhos atentos, alheios a óculos até o último minuto. Posso dizer que o Iris pai me emociona à simples recordação de seu abraço, de sua prosa, de sua voz sabia e seu carinho. Pais, filhos, netos, esposa, primos, somos todos Iris infinitamente!
- Ana Paula de Araújo Rezende Machado Craveiro é advogada, filha de Iris Rezende Machado e sua herdeira política.