NOTA – Pesquisa IBGE
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) esclarece que a Atenção Primária em Saúde é o conjunto de ações que compõem o primeiro atendimento prestado ao usuário do SUS num território e essa é uma atribuição dos municípios, por meio dos postos de saúde, UPAs, Equipes de Saúde da Família, hospitais e maternidades municipais.
No entanto, a SES-GO oferece apoio institucional aos municípios goianos para a execução das ações e serviços de Atenção Primária, como cofinanciamento, cooperação técnica, capacitações, aquisição e distribuição de insumos e medicamentos, para o fortalecimento e ampliação do acesso da população às ações e serviços de saúde.
Especificamente quanto à saúde da criança, a Área Técnica de Saúde da Criança da SES-GO realizou, em 2022, capacitações em puericultura em 4 módulos, totalizando 12 horas/aula, aos profissionais de saúde dos municípios que atuam na Atenção Primária.
Por meio de indicadores de desempenho, tanto a SES-GO quanto o Ministério da Saúde monitoram e avaliam os serviços ofertados pelos municípios. É importante destacar que os municípios goianos têm evoluído bastante no quesito da organização dos processos de trabalho. No entanto, ainda existem alguns desafios a serem vencidos por eles na execução dessa assistência, como a dificuldade de contratar profissionais de pediatria ou a maturidade de Equipes de Saúde da Família, por exemplo.
A apuração da PNADC Atenção Primária à Saúde – IBGE é uma ferramenta que permite reconhecer e identificar pontos que necessitam de melhoria, para a busca de novas estratégias que possibilitem o redirecionamento em relação ao verdadeiro papel da APS nos sistemas de saúde, partindo de seus atributos essenciais – primeiro contato, integralidade, longitudinalidade e coordenação do cuidado e derivados – orientação comunitária, familiar e competência cultural.
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás