Tese analisa sociologia da viola caipira

Luiz Antônio Barbosa Guerra Marques, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), venceu do Prêmio CAPES de Tese de Sociologia (Foto: Arquivo pessoal)

Pesquisador goiano estuda a arte e a cultura da viola no passado brasileiro para compreender a cultura de violeiros contemporâneos

A arte e a cultura da viola caipira estão de volta ao cenário musical no Brasil. O reaparecimento dessa expressão artística não está marcado apenas pelo grande volume de músicas na atualidade, mas também pelas novas formas e expressões das melodias executadas com o instrumento. Luiz Antônio Barbosa Guerra Marques, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), venceu do Prêmio CAPES de Tese, na categoria Sociologia, de 2022 com esse estudo.

Em sua perspetiva, o renascimento da viola caipira no Brasil, em todas as regiões do País, contém, em sua essência, uma espécie de nostalgia pela memória da vida rural. “O Brasil está cada vez mais urbanizado, mas, apesar disso, vemos que o povo mantém laços e uma identidade rural muito forte”, explica o pesquisador. Marques considera que “uma das formas mais interessantes para se pensar sociologicamente a relação entre a cultura caipira e as práticas da viola está, justamente, nos aspectos mágicos que violeiros e violeiras atribuem a seus instrumentos”.

Laureado também com o Prêmio Destaque da USP em Ciências Humanas em 2022 e com o Prêmio Silvio Romero 2021, Luiz Guerra Marques conclui que “a magia da viola caipira se encontra, sobretudo, na memória coletiva de um antigo mundo rural, que se faz substrato das práticas dos violeiros e violeiras contemporâneos”.

Prêmio CAPES de Tese

O Prêmio CAPES de Tese 2022 é oferecido às melhores teses de doutorado defendidas em 2021. No total, 49 trabalhos foram premiados e outros 92 receberam menções honrosas. Criado em 2005, o Prêmio atualmente é oferecido em parceria entre a CAPES, a Fundação Carlos Chagas e a Dimensions Sciences (DS).

Leia mais  Governo de Goiás promove turismo na Chapada das Emas

Os critérios de seleção consideram a originalidade do trabalho e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação. Dentre os agraciados sairão os vencedores do Grande Prêmio, oferecido ao destaque de cada um dos três Colégios do conhecimento: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16584