
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Jesus apresenta-se aqui como a luz do mundo, o libertador dos cativos, o Filho de Deus, que tem vida em si mesmo, o único que pode dar vida eterna.
Jesus é a luz do mundo. Sem Jesus, o mundo está mergulhado em densas trevas. Sem Jesus, prevalece a ignorância espiritual. Sem Jesus, as pessoas estão cegas e não sabem para onde vão. Sem Jesus, as pessoas estão perdidas, confusas e sem rumo. Sem Jesus, as pessoas caminham para as trevas eternas. Concordo com William Hendriksen quando ele diz que Jesus é a luz do mundo, o que significa que, para os ignorantes, ele proclama sabedoria; para o impuro, santidade; e para os dominados pela tristeza, alegria.^ Nessa mesma linha de pensamento, MacArthur diz que Jesus traz salvação a este mundo amaldiçoado pelo pecado. Para as trevas da falsidade, ele é a luz da verdade; para as trevas da ignorância, ele é a luz da sabedoria; para as trevas do pecado, ele é a luz da santidade; para as trevas do sofrimento, ele é a luz da alegria; e para as trevas da morte, ele é a luz da vida.
Jesus é categórico em afirmar que aqueles que o seguem não andarão em trevas, mas terão a luz da vida. A vida com Jesus é uma jornada na luz da verdade, na luz da santidade e na luz da mais completa felicidade. William Barclay diz que a palavra grega akolouthein, traduzida aqui por “seguir”, tem cinco significados: 1) um soldado que segue seu capitão; 2) o escravo que acompanha seu senhor; 3) a aceitação de uma opinião, veredito ou juízo de um conselheiro sábio; 4) a obediência às leis de uma cidade ou Estado; 5) alguém que segue a linha de argumentação de um mestre. Portanto, necessitamos de sabedoria do céu para seguir o caminho na terra. A pessoa que tem um guia seguro e um mapa correto chegará, sem dúvida, a seu destino sã e salva. Jesus Cristo é esse guia; ele é o único que possui o mapa da vida. Segui-lo significa transitar a salvo pela vida e depois entrar na glória.
Bom domingo!