
Fábrica da HPE em Catalão: vendas menores causaram desligamentos. Foto: Reprodução/Murillo Mattos – Green Pixel
O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) informou que segunda-feira (28/11) conseguiu evitar que mais 70 trabalhadores fossem demitidos na fábrica da HPE Automotores, representante das marcas Mitsubishi e Suzuki Veículos no Brasil, durante uma negociação com a empresa. Na semana passada, 80 funcionários da indústria já haviam sido demitidos. O motivo seriam ajustes na produção por conta de vendas abaixo da meta para este ano.
O SIMECAT diz que encerrou as negociações ontem da campanha salarial 2022-2023 junto à Mitsubishi. O presidente do SIMECAT, Carlos Albino de Rezende Júnior, conta que o motivo alegado pela empresa para as demissões foi o desempenho das vendas, que deve ficar abaixo da previsão inicial. A meta para 2022 era comercializar 27 mil carros, mas até o fechamento de outubro, foram vendidos menos de 19 mil. “No acumulado até hoje, o déficit é de 3 mil carros, e até o fim do ano, esse número deve chegar em torno de 4.5 mil veículos, abaixo do objetivo da empresa”, destacou.
Por isso, segundo Carlos Albino, a empresa sinalizou que o número total de demissões chegaria a 150. Mas, durante as negociações de ontem, o SIMECAT teria conseguido fazer com que a empresa recuasse. Inicialmente, o sindicato solicitou um reajuste salarial de 13% para os trabalhadores. “Mas, diante da situação atual das demissões, negociamos e conseguimos um reajuste de 7%, destacou.
Em nota, a HPE automotores informou que a emprega quase 2 mil colaboradores diretamente em sua unidade fabril em Catalão, que funciona há quase 25 anos.
De acordo com a empresa, algumas movimentações, como desligamentos, se devem a pequenos ajustes na produção, logística e outros serviços, com o objetivo de manter a empresa saudável, com a continuidade na geração de empregos a região.