O que o Marketing tem a aprender com a Copa do Mundo?

Capaz de unir e reunir povos e nações, não se importando com o último voto na eleição, crenças, classes ou religiões, a Copa do Mundo começou há 10 dias, e vem ganhando espaço em todos os ambientes. Seja na sala de casa, no bar, na empresa, no quarto ou nas ruas pintadas de amarelo e verde, a pauta mais discutida, que está no Google Trends, é a Copa do Mundo 2022, no Qatar, país do Oriente Médio. Mas o que o Marketing tem a aprender com o Mundial da Federação Internacional do Futebol (FIFA)?

Primeiro, é uma estratégia de marketing que faz brilhar os olhos, afinal, todos, ou pelo menos a maioria estará ligada nas partidas em campo e as notícias que envolvem o time preferido. Na ocasião, eu espero que seja a Seleção Brasileira de Futebol. Porém, para ser estratégia, quem for elaborar uma campanha durante o evento precisa se aprofundar de todas as formas nele.

Aí é que entra o planejamento, fundamental para que sua marca, produto ou empresa realize com antecedência o que se propõe a fazer como: organização de um evento com torcida para funcionários ou clientes, contato com fornecedores, parcerias e investimento na divulgação. Como somente a chuva cai do céu é preciso se preparar. Se você preza por um excelente atendimento ao cliente, precisa ficar atento (a) na promoção de uma experiência incrível. Torcer para um time significa celebrar a vitória que vem e/ou aprender com a derrota.

Um time não se faz com apenas um atacante, mas com o conjunto de todos os jogadores, assim como em um ambiente empresarial. Contudo, aqui é outro papo para outro texto. Se for realizar uma palestra técnica para o seu time de colaboradores, um café da manhã com empreendedores, um painel que mostra as edições da Copa ou jogadores lembrando-se da escalação de quem você lida no dia a dia ou mesmo uma apresentação é preciso agregar valor para que o participante tenha uma memória afetiva.

E no mais, se encante; já faria um bom vendedor utilizando suas técnicas de vendas. Assim como você precisa se organizar para que o evento seja um sucesso, quem for, também precisa de tempo e dinheiro para que participe dele, principalmente se há uma venda de ingressos. Existe uma estimativa de público a ser alcançado e você pode realizar promoções, descontos, com muitas possibilidades de interesse e garantir que ninguém queira perder a oportunidade.

É preciso pensar em estratégias para setores que não comercializam produtos diretamente ou que há envolvimento de uma torcida. Diante disso, é necessário desenvolver e aplicar boas ideias para que ninguém fique de fora. Para aproveitar essa paixão nacional pelo futebol, interaja com o seu público, produza conteúdos voltados para a temática, a fim de criar laços com clientes, fornecedores e parceiros. Você não é todo mundo como diz sua mãe, mas sempre pode fazer diferente. Ou até complementar. Um viva à coletividade e à torcida campeã!

Obtenha uma vantagem competitiva ao observar o que os concorrentes estão fazendo e planejando. Verifique os resultados da Copa, não somente da Seleção Brasileira, mas dos outros times para assegurar o que você pode ensinar, aprender ou transmitir para o seu público que tenha a ver com o propósito do cliente, marca, empresa ou produto. Por último neste texto, mas não bem menos importante, tenha cuidado com as finanças e com direitos comerciais. Depois disso tudo, é bola na rede, fidelização do cliente e muitas vendas para comemorar!

Caroline Santana

Jornalista especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing

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Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

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