Yes, we can’: quais foram os marcos de Obama, 1º presidente negro dos EUA

 HISTÓRIA

O dia 4 de novembro ficou marcado na história dos Estados Unidos com a eleição do primeiro presidente negro do país, Barack Obama (Democratas), que venceu seu opositor John McCain (Republicanos) em 2008. Reeleito na disputa contra Mitt Romney (Republicanos) em 2012, ele comandou o país por oito anos ao todo. Obama também foi o vencedor do prêmio Nobel da Paz em 2019.

Filho do queniano Barack Obama e da norte-americana Ann Dunham, o ex-presidente nasceu no Havaí, cursou ciências políticas e se tornou doutor em direito pela Universidade de Harvard. Na advocacia, conheceu sua esposa, a advogada Michelle Obama, que chegou a ser eleita por norte-americanos a mulher mais admirada do mundo.

Com um discurso voltado ao futuro e para promover a esperança, Obama chegou à Presidência com a campanha ‘Yes, we can’ (Sim, nós podemos). Uma das suas iniciativas de maior repercussão foi a reforma no sistema de saúde, o Obamacare. Entre outras medidas, a proposta subsidiou planos de saúde para norte-americanos de baixa renda. Foi também durante o seu mandato que a Suprema Corte dos EUA legalizou o casamento homoafetivo em todo país, fato considerado “uma vitória” pelo então presidente.

Por outro lado, Obama foi criticado pela condução da guerra na Síria, pelas operações militares no Iraque e no Afeganistão e pela deportação de milhares de imigrantes. Em 2016, seu último ano de mandato, Obama também lidou com o epicentro dos protestos do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), gerado após a morte de pessoas negras em ações policiais, entre elas, a de Philando Castile, em Minnesota; e a de Alton Sterling, em Luisiana.

Embora a eleição de Obama seja comemorada por ele ser um presidente negro, o Brasil foi pioneiro neste sentido. Em 1909, Nilo Peçanha se tornou o primeiro homem negro presidente do Brasil. Primeiro, ou “um dos primeiros”, já que pesquisadores, como o crítico literário Tom Farias, apontam a ascendência africana do presidente Rodrigues Alves (1848 – 1919). Já nos últimos três pleitos, foram registrados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) quatro candidaturas negras: Cabo Daciolo (Patriota), Marina Silva (atualmente, Rede), Vera Lúcia (PSTU) e Lé Péricles (UP).

FÃ DE BASQUETE? Reconhecido pelo seu amor pelo basquete, Barack Obama está prestes a dar mais um passo no hobbie: o ex-presidente integra um grupo de investidores interessados em comprar uma franquia da NBA por R$20 bilhões.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 21427