
Imagem: arquivo do Blog
Gercyley Batista ( Fio Direto / Diário da Manhã)
A eleição já é domingo, portanto, daqui a cinco dias.
Quase nada há de se fazer para mover a massa eleitoral em um processo politico como o de Goiás, onde os principals institutos de pesquisas antecipam que a reeleição de Ronaldo Calado (UB) será definida em primeiro turno.
Hoje tem debate na TV Anhanguera, onde todos os candidatos a governador deverão participar, inclusive o lider das pesquisas.
Para Gustavo Mendanha (Patriota), Major Vitor Hugo (PL), Wolmir Amado (PT), Cintia Dias (PSol) e Edgar Diniz (Novo) será a última oportunidade de lançar mão de alguma estratégia para evitar que a campanha acabe no próximo domingo. Mas, não é tarefa fácil.
Aliás, há bastante risco em errar na dosagem das críticas e terminar o debate antipatizado ou, tomar uma invertida em assuntos onde o agente público tem maior acesso a informações de gestão. Além disso, existe a ideologização da discussão politica, a qual testemunhamos nos dois últimos encontros entre os candidatos ao governo, figurando mais como entretenimento do que informação ao eleitor.
Após o debate, as agendas devem se resumir a caminhadas e carreatas, além do último programa eleitoral desta quarta-feira, focado em agradecimentos e despedidas.
O único ambiente que deverá manter o calor da disputa é a internet, mas, a Justiça Eleitoral está de olho em crimes no ambiente digital, prometendo rigor na apuração dos fatos e na punição de envolvidos na produção de fake news.