
Influenciadores digitais expõem candidatos à Presidência da República, atuam para diminuir rejeição em determinados públicos e ajudam a consolidar voto; PT cresce com Janones e PL segue influente com o bolsonarismo
Agência Estado
Cabos eleitorais nas redes sociais se tornaram peças-chave nas campanhas presidenciais para aumentar a exposição dos candidatos na tentativa de atrair e consolidar votos. Com 9 milhões de interações no Facebook e Instagram em postagens sobre os presidenciáveis desde o início oficial do período eleitoral, os 19 principais impulsionadores usam o ambiente digital para diminuir a rejeição de quem apoiam e conquistar outros públicos.
A reportagem identificou os influenciadores eleitorais de maior repercussão com base em 21 mil publicações mais populares nas duas plataformas. O recorte inclui os quatro concorrentes com mais intenções de voto – Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).
O levantamento foi realizado por meio do CrowdTangle, plataforma de monitoramento da Meta, e considerou posts feitos entre 16 e 25 de agosto. Juntos, eles atingem mais de 62,5 milhões de usuários, quando somados Instagram, Facebook e Twitter.
Os apoiadores que mais reverberam a candidatura de Bolsonaro são os deputados federais Carla Zambelli (PL-SP), Carlos Jordy (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e do empresário Luciano Hang, que teve contas nas redes sociais suspensas na semana passada.
O grupo alcançou 6,6 milhões de interações no período.
Na lista de postagens, há “santinhos virtuais” com o número de urna, elogios à sabatina de Bolsonaro no Jornal Nacional, da TV Globo, e ataques ao ex-presidente Lula.
Carla Zambelli é, com ampla vantagem, a personagemque melhor atua como cabo eleitoral digital. Foram 3,4 milhões de interações em suas páginas, métrica que soma curtidas, compartilhamentos e comentários. A deputada é considerada um ativo da campanha por circular em diversos públicos, inclusive entre mulheres, segmento no qual Bolsonaro enfrenta rejeição.
Apoio a Lula
Com Lula, o deputado federal André Janones (Avante-MG) se tornou o principal aliado para posicionar o petista nas redes. Com grande ativo de seguidores, ele ostenta títulos como o da live mais comentada no Facebook em 2020. Janones tem apelo entre grupos como o de caminhoneiros, que o PT tem menor entrada.
As figuras públicas que chegam mais perto do desempenho de Janones são a presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann (PT-PR), o candidato a deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), o senador Humberto Costa (PT-PE) e a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). Os cinco acumularam 2,2 milhões de interações – um terço do desempenho do grupo bolsonarista.
Opinião do Blog do Alan Ribeiro – Jornalismo de Verdade – esta mesma situação se repete pelos Estados e também nos municípios praticamente mudando a forma de se fazer política onde políticos tradicionais não tem mais a mesma força com eleitorado diante da massiva presença das redes sociais, que além do Facebook, Instagram, e do Twitter, ainda existem milhares de grupos de aplicativos de mensagens, blogs formadores de opinião que postam notícias, comentários, e as distribuem em todos os meios eletrônicos. Reduzindo drasticamente a influência de vereadores e prefeitos sobre os eleitores no pleito que será realizado no próximo dia 2 de outubro. Embora tardio esse fenômeno já ocorreu nos Estados Unidos primeiramente com Barack Obama e depois com o Donald Trump que graça a utilização correta das redes sociais e de todo o conjunto se elegeram um por dois mandatos e o outro por apenas um (pois deixou de falar a linguagem e de fazer a vontade do povo). O político tem que estar sempre balizado com os interesses do Povo para que não perca sintonia e assim poder continuar liderando.