Pesquisa aponta que brasileiro prefere se informar por meio das redes sociais e websites

Levantamento da Treads aponta que 76% dos entrevistados preferem plataformas digitais como forma de manterem atualizados nas notícias.

Com Mais Goiás

De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma global de mídia Treads, com apoio do Instituto Toluna Corporate, atualmente o brasileiro prefere se informar por meio de websites e redes sociais. Segundo o levantamento realizado com 1.500 pessoas, cerca de 76% dos entrevistados responderam que optam por sites de notícias para se manterem atualizados. Com o mesmo índice, a outra fonte preferida de informações apontada foram as redes sociais.

A televisão, antigamente apontada como um dos principais meios de informação ao lado do rádio e do jornal impresso, ficou em terceiro lugar na pesquisa junto do YouTube com 72%. O estudo também apontou que a população brasileira que mais 70% do percentual entrevistado interagem com conteúdo noticioso mais de uma vez por dia.

Apesar de um alto consumo, o brasileiro também demonstrou uma grande desconfiança no material apresentado. A pesquisa apontou que apenas cerca de 42% dos entrevistados confiam nas notícias em geral. Sendo que os websites e mídias foram mais confiáveis que a média geral, com 64% das pessoas dizendo que confiam no conteúdo das plataformas digitais.

Outro dado apontado pelo estudo foi acerca das eleições presidenciais de 2022, no qual 88% dos brasileiros responderam que pretendem se informar a respeito, com destaque para pessoas acima dos 55 anos no qual o índice atingiu 95%. Só que dessa vez, a televisão foi apontada como principal meio de informação com 28% das respostas, enquanto as redes sociais ficaram com 14% e sites de notícias com 13%. Sendo que 75% dos respondentes destacam que as mídias sociais possuem o maior potencial para espalhar notícias falsas.

De acordo com o Managing Director da Treads no país, Paulo Itabaiana, o estudo reforçou a importância de se ficar longe de fake news e locais que propagam conteúdos enganosos. “É fundamental que as marcas também se preocupem em que tipo de ambiente estão inseridas, cuidando para que não se atrele a contextos de desinformação e notícias falsas, já que um percentual relevante (do estudo) aponta para consumo sobre eleições em ambientes onde, majoritariamente, são de conteúdos produzidos informalmente e sem qualquer curadoria jornalística”, afirmou o diretor.

Esse levantamento só veio confirmar uma pesquisa encomendada pelo blog do Alan Ribeiro sobre os meios utilizados pelas pessoas para se informarem conforme abaixo:IMG-20220901-WA0060

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Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

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