
A partir de agosto, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) vão visitar os domicílios dos 5.570 municípios brasileiros coletando dados para o Censo Demográfico 2022, que vai mostrar o retrato atual do país. Saber quantos brasileiros são, como vivem e obter informações para auxiliar na formulação de políticas públicas, essas são funções do Censo, uma pesquisa socioeconômica completa.
Os recenseadores vão visitar os domicílios para fazer perguntas sobre temas como as características dos domicílios, núcleo familiar, religião, nível de escolaridade, trabalho e rendimento. Eles estarão identificados com uniforme e crachá e cumprirão os protocolos sanitários impostos pela Covid-19.
A importância do Censo para a definição de políticas públicas
O Censo é a única investigação domiciliar que vai casa a casa, que cobre todos os municípios do país. E, no caso da população, que cobre todos os domicílios de todos os municípios. Então, o Censo é uma oportunidade única. Geralmente ele ocorre decenalmente, porque ele dá esse retrato estrutural que é uma âncora para o planejamento.
Ele coleta informações sobre idade, sexo, nível de instrução, religião, tipo de união, fecundidade, que é o número de filhos que a mulher tem, enfim, uma série de indicadores que não estão em todas as pesquisas e, quando estão, não cobrem todos os municípios. Também renda, que dá a base para o PIB [Produto Interno Bruto]. Enfim, é uma pesquisa socioeconômica completa.
O recenseamento está atrasado em dois anos devido à pandemia do Coronavírus e a divergências relacionadas ao orçamento.
Além de 146 recenseadores, a cobertura do Censo Demográfico 2022 no sudeste goiano contará com 7 (sete) agentes censitários supervisores (ACS) e 11 (onze) a agentes censitários municipais (ACM), sendo que dos onze ACM, dois irão atuar somente no município de Catalão, e os demais irão trabalhar em nove municípios que pertencem a regional, sendo: Anhanguera, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Corumbaíba, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Nova Aurora, Ouvidor e Três Ranchos.
IPAMERI
Em Ipameri serão 28 recenseadores, 24 para Ipameri e 4 exclusivos para domiciano Ribeiro, além de 3 agentes censitários supervisores 1 agente censitário municipal.
O Blog do Alan Ribeiro recomenda: Receba bem os recenseadores, responda a todas as perguntas que lhe forem feitas e colabore com o levantamento desses dados, eles são fundamentais para a formulação de políticas sociais e na elaboração de projetos para o desenvolvimento do Brasil.