“Não entregamos placa ou ordem de serviço, mas sim obra feita”, diz Caiado ao inaugurar Estação de Tratamento de Água de Uruaçu”

Governador Ronaldo Caiado conhece instalações da nova ETA Compacta, que beneficiará toda população de Uruaçu: “Só inauguramos o que está funcionando. Esta é uma marca do meu governo”. 

ETA amplia a capacidade de tratamento de água no município em 50%, favorecendo a expansão urbana. Investimento na obra foi de R$ 3,6 milhões

Em agenda no Norte Goiano, nesta sexta-feira (1º/07), o governador Ronaldo Caiado inaugurou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta de Uruaçu. Ao lado do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, o chefe do Executivo estadual visitou as instalações da unidade que já estão em plena operação, produzindo 150 litros de água tratada por segundo. O investimento na obra foi de R$ 3,6 milhões.

“Uma obra como essa, se fosse em outros momentos, demoraria talvez 10 anos e essa aqui imediatamente foi instalada e já está em operação”, pontuou o governador. E ele reforçou: “Só inauguramos o que está funcionando. Esta é uma marca do meu governo. Não entregamos placa ou ordem de serviço, mas sim obra feita”, completou.

A ETA foi construída a partir do uso de tecnologia de ponta, o que garante maior eficiência e um salto em termos de qualidade e de regularidade no abastecimento, passando a acompanhar o crescimento populacional. O sistema anterior atendia Uruaçu com 100 litros por segundo e sofria intermitências em períodos chuvosos, por causa do aumento considerável da turbidez da água, que prejudicava o funcionamento dos filtros. A estrutura antiga será desativada.

“Aqui, quando vinha a chuva, [os moradores] não tinham água. Chegava lama na torneira do cidadão. Isso não vai mais acontecer. É mais um investimento do Governo de Goiás na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, garantiu o governador Ronaldo Caiado.

“O rio aqui não falta água, porque a represa da Serra da Mesa chega até aqui”, explicou Ricardo Soavinski. Agora, com a nova ETA Compacta, os problemas de abastecimento em Uruaçu durante as chuvas estão resolvidos. “Agora a cidade pode expandir à vontade. Esse é o recado de maneira mais objetiva”, assegurou o presidente da estatal.

Abastecimento

Com 100% da população atendida com água tratada, o abastecimento já é universalizado em Uruaçu e atende 38 mil pessoas. Já o esgotamento sanitário chega a 72% da população. Os índices estão acima da média nacional, de 84,1% e 54,9%, respectivamente.

Também participaram do evento os deputados federais Lucas Vergílio e delegado Waldir Soares; o diretor de produção da Saneago, Mauro Lessa; o superintendente de operações de interior da Saneago, Ari Ramos; além de vereadores de Uruaçu, Porangatu e Campinorte.

Fotos: André Saddi

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

IMG-20220701-WA0518 IMG-20220701-WA0521

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18662