
Ele usou textos isolados!
Mas Jesus lhe mostrou que toda a escritura é inspirada por Deus e deve ser interpretada levando em consideração o todo e não apenas textos isolados e convenientes aos seus interesses!
O pregador Coach faz a igreja se emocionar, o pregador bíblico conduz a igreja ao arrependimento.
O pregador Coach leva as pessoas a chorarem, pelo fato de saberem o quanto são especiais e importantes.
O pregador bíblico leva a igreja a chorar por seus pecados e a reconhecer o quanto é insignificante diante da Glória de Deus.
O pregador Coach conduz a igreja a lutar pelo seu sucesso e direitos, e buscar sempre o primeiro lugar.
O pregador bíblico conduz a igreja a lutar pelo bem do próximo e ser feliz, mesmo em segundo lugar.
O pregador Coach gasta tempo dizendo coisas que o texto bíblico não diz, o pregador bíblico só diz o que a bíblia diz.
As mensagens do pregador Coach geralmente são: Você é importante, você é especial, você vai conseguir ser um sucesso, Deus quer o seu sucesso, você nasceu para ser feliz (felicidade segundo o mundo). A ênfase na mensagem está no “você”. As mensagens do pregador bíblico são: Salvação, graça, arrependimento, fé em Cristo para a vitória, Deus age nas nossas derrotas, volta de Jesus, pecado, Deus prova o justo…A ênfase da mensagem está na interpretação do texto bíblico.
Para o pregador Coach a pregação é uma apresentação, que carece de respostas emocionais do público. Para o pregador bíblico a pregação é uma responsabilidade, que carece da aprovação de Deus.
Geralmente o pregador Coach estará cercado de “holofotes” voltados para si. O pregador bíblico conduz o holofote a Cristo e a sua palavra.
Então, temos visto mais pregadores Coach ou bíblicos? E nós? Que tipo de pregadores somos?
Poderíamos falar muito mais, mas nos diga algo sobre o que poderíamos colocar sobre estes dois tipos de pregadores. Um, muito visto e o outro em extinção.
A Palavra de Deus adverte: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gálatas 1:8). O que Paulo está afirmando, é que nada pode substituir os ensinamentos da Palavra de Deus. Que Deus os abençoe!