Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e também o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.
A data vem para conscientizar a sociedade sobre problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres, o tema foi proposto em 1984, na Holanda, ocasião em que a morte materna apareceu com toda a sua magnitude.
A partir desse marco foi declarado que todo dia 28 de maio seriam realizadas ações políticas que visassem prevenir mortes maternas evitáveis.
A mortalidade materna é um importante indicador de qualidade da saúde ofertada para as pessoas e é fortemente influenciada pelas condições sociais e econômicas da população, assim como o atraso no reconhecimento de condições que podem e devem ser modificadas, na chegada ao serviço de saúde e no tratamento adequado.
Vale ressaltar que se faz necessário a mobilização dos gestores, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para a necessidade de promover, proteger, dar suporte, acesso e qualidade à saúde de gestantes e puérperas.
O Blog do Alan Ribeiro, Jornalismo de Verdade, vem a público se solidarizar com todas as mulheres e se colocar como veículo para fazer ecoar as necessidades de cuidados com a saúde das mulheres, fazendo com que a luta que é de todos reduza a mortalidade de mães pelo Brasil.