
Vivemos num mundo louco pela imagem. Por orgulho, as pessoas querem ser vistas e reconhecidas. Há uma excessiva preocupação com o que os outros pensam. A tudo isso Salomão advertiu claramente em Provérbios 12.9: “Melhor é ser modesto e fazer o seu trabalho do que engrandecer a si mesmo e não ter o que comer.”
No texto, Salomão nos apresenta dois homens. O primeiro homem é desprezado pelo mundo, pois é apenas um homem simples e trabalhador, que prefere paz e sossego em casa. Pelo trabalho árduo, ele alcançou uma medida modesta de conforto e tem um servo para companheirismo e trabalho. O segundo homem é popular, busca aprovação dos outros e está nos holofotes do mundo, aparentando o que não é, pois está falido e endividado. Ele vive apenas para manter a imagem.
Cuidado! Além de mentir e auto-enganar-se, você pode pagar caro e arruinar sua vida pela insistência de passar uma imagem daquilo que você não é. O verdadeiro sucesso é trabalhar duro, desfrutar de prazeres simples e viver uma vida contente, em paz e em tranquilidade, vivendo para agradar a Deus.
A mentira da imagem não compensa, pois ela destrói. Muitos a desperdiçam e se machucam, preocupando-se com o que os outros pensam. Na verdade, o que Deus pensa de você é muito mais importante. Lembre-se que em Lucas 16.19-31, o rico luxuoso que viveu sua vida para impressionar os outros, devido ao orgulho, acabou no inferno, mas o mendigo Lázaro centrou em Deus e foi para o céu.
Por isso, não viva para impressionar a ninguém.
Tenha um bom dia! Excelente semana!