Prêmio Personagem Soja Brasil reconhece a excelência da cadeia do grão; confira os vencedores

Ipamerino Sebastião Pedro está entre os vencedores. Dois pesquisadores e dois produtores rurais foram reconhecidos na maior premiação da principal commodity agrícola brasileira.

As pessoas que diariamente tornam a soja a grande estrela entre as commodities agrícolas brasileiras merecem uma homenagem à altura. Foi exatamente isso o que a entrega do prêmio Personagem Soja Brasil – Safra 21/22 fez. O evento realizado nesta quinta-feira (5), às 19h, foi transmitido pela TV, site e redes sociais do Canal Rural e marcado por grandes momentos.

Os vencedores foram anunciados com grande pompa e também houve o reconhecimento da importância ímpar dos que não foram contemplados desta vez. Ficou claro, assim, que o sucesso do grão começa no laboratório, com a genética da melhor semente e passa por técnicas de manejo cada vez mais arrojadas, produtivas e sustentáveis.

“Trata-se de um prêmio à excelência de duas pontas muito importantes neste processo: a pesquisa e o manejo na figura do pesquisador e do produtor. Em 2021, quando foi iniciada a décima temporada do Projeto Soja Brasil, o país exportou 86 milhões de toneladas de soja. Há dez anos, em 2012, quando começou o projeto, a produção inteira era de 80 milhões, ou seja, hoje em dia o Brasil embarca mais do que produzia há dez anos”, destacou o diretor de Conteúdo do canal Rural, Giovani Ferreira.

Ao todo, três produtores rurais e três pesquisadores concorriam à honraria. Quatro deles foram eleitos: dois pelo voto popular – encerrado em 31 de março e que contou com milhares de participações – e dois pela Comissão Julgadora, formada por especialistas de empresas e consultorias ligadas ao agronegócio. Veja quem foram os homenageados:

Personagem Soja Brasil – Voto Popular

Produtor: Renato Schneider, de Porto Nacional (TO)

IMG-20220506-WA0104FOTO REPRODUÇÃO

Considerado um visionário no uso de tecnologias e aperfeiçoamento da gestão dos negócios, Renato Schneider saiu do Rio Grande do Sul com a família para desbravar o Cerrado goiano. Ele é produtor de soja, de milho e também atua na pecuária, sempre consorciando as atividades. Conseguiu fazer com que toda a família se envolvesse no negócio.

“A sensação é de honra. Primeiro por ter sido indicado ao prêmio pela Aprosoja Brasil e me deixa ainda mais lisonjeado por ter sido eleito pelo Voto Popular”, disse durante a entrega do prêmio.

Pesquisador: Sebastião Pedro, da Embrapa Cerrados (DF)

IMG-20220506-WA0106FOTO REPRODUÇÃO

Sebastião Pedro atua na área de Melhoramento Genético de Soja, Sistemas de Produção Sustentáveis, Bioeconomia, Transferência de Tecnologia e Inovação. É coordenador da Pesquisa em Melhoramento Genético de Soja da Embrapa para o bioma Cerrados. Participou do desenvolvimento de 138 cultivares de soja registradas no Registro Nacional de Cultivares, das quais obteve 46 Certificados de Registro como melhorista líder.

“É uma satisfação muito grande. Passa um filme na minha frente porque é uma vida de dedicação, de pesquisa, de interação com os produtores, que são a razão de nosso trabalho. É uma longa jornada. O bioma Cerrado cresce cada vez mais na produção de soja e vem alcançando ótimas produtividades. O prêmio é uma grande emoção para mim, um sentimento de dever cumprido. Agradeço a Deus, aos meus pais e aos meus colegas de trabalho porque pesquisa não se faz sozinho”, afirmou.

Personagem Soja Brasil – Comissão Julgadora

Produtor: Fernanda Falcão, de Sarandi (RS)

IMG-20220506-WA0103FOTO REPRODUÇÃO

Fernanda faz parte da terceira geração da família Falcão. A fazenda em Sarandi (RS) dedica-se à produção de sementes de soja, trigo e aveia branca e é considerada referência na gestão sustentável dos sistemas produtivos. A produtora também é agrônoma e vem intensificando as ações de manejo conservacionista iniciadas pela família em 1982. Foi a responsável pela introdução dos preceitos de agricultura de precisão na propriedade.

“Quero agradecer à Embrapa Soja pela indicação. É um orgulho representar produtores e produtoras de todo o Brasil. Minha família me ensinou desde cedo o valor da agricultura e por isso quero agradecer a todos os colaboradores da Sementes Falcão. É um trabalho que envolve toda a nossa equipe. É importante destacar que a mulher não tem mais papel secundário no agro, porque hoje em dia ela é líder em muitas propriedades e empresas do setor”, salientou Fernanda.

Pesquisador: Luís Penckowski, da Fundação ABC (PR)

IMG-20220506-WA0102FOTO REPRODUÇÃO

Pesquisador da Fundação ABC, localizada em Ponta Grossa, no Paraná, Luís Penckowski desenvolve trabalho para manejo de resistência de espécies como Amaranthus sp e Lolium sp, além de incansável esforço para difundir as melhores práticas para manejo de invasoras (herbicidas pré-emergentes).

“Recebo com muita surpresa o prêmio. Ano passado eu também fui indicado e me sinto duplamente honrado por participar de novo. Trabalho há mais de 20 anos na Fundação ABC e gostaria de agradecer à instituição. A pesquisa é o pilar principal para chegar aonde estamos. Fico feliz por um pesquisador da área de plantas daninhas estar sendo reconhecido nesta premiação tão importante”.

HOMENAGEM IN MEMORIAN

VALTEMIR JOSÉ CARLIN

O evento também fez uma homenagem in memorian a um grande pesquisador que foi vitimado pela Covid-19: Valtemir José Carlin, reconhecido por trazer soluções regionais para todo tipo de praga e doença em Mato Grosso.

IMG-20220506-WA0105FOTO: REPRODUÇÃO CANAL RURAL/ LUIS ROBERTO

Sua filha, Giovana Carlin, participou do evento representando o pai: “Quero agradecer pela homenagem em nome do meu pai. O trabalho era uma das coisas que ele mais priorizava na vida e tenho certeza de que ele estaria muito feliz recebendo este prêmio. Ele fez tudo o que pôde pelo trabalho e teria feito ainda mais se pudesse”, destacou.

O Blog do Alan Ribeiro Jornalismo de Verdade parabeniza a todos os ganhadores do Prêmio Personagem Soja Brasil – Safra 21/22, em especial ao companheiro Ipamerino Sebastião Pedro da Silva, pelo seu trabalho e dedicação em favor do agronegócio brasileiro.

Fonte Canal Rural

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18771