
Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Rute 1:16
Rute tinha todas as razões, humanamente falando, para deixar a sogra Naomi, tal como sua irmã, órfã, acabara de fazer. No entanto, ela se manteve com Naomi. Por quê? Foi por mais do que simples apego social e emocional, e certamente não foi por nenhum ganho financeiro. Na verdade, ela enfrentou a possibilidade de ser marginalizada em Israel e de permanecer solteira pelo resto da vida, enquanto que em Moabe poderia ter encontrado facilmente um novo marido. Mas Rute não queria retornar aos deuses antigos e às antigas práticas de seu passado. Ela se ateve ao Senhor Deus com firmeza, tendo se convertido a ele em seu coração.
ORAÇÃO
Rute era uma mulher virtuosa (no hebraico, uma “mulher de força”). Ela estava disposta a suportar dificuldades e enfrentar um futuro incerto nesta vida por cuidar de sua sogra, que tinha demonstrado bondade com ela, e ser fiel ao seu Deus. Que possamos aprender com o seu bom exemplo e não permitir que as circunstâncias tentadoras nos façam deixar de seguir a Ti, Senhor. Amém.