
“Então lhe disseram Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos: Faça-se uma forca de cinqüenta côvados de altura, e amanhã dize ao rei que nela seja enforcado Mardoqueu; e então entra alegre com o rei ao banquete. E este conselho bem pareceu a Hamã, que mandou fazer a forca”. (Ester 5:14)
Zeres é era a esposa de Hamã, primeiro ministro do rei da Pérsia.
Hamã odiava Mardoqueu, primo de Ester, pois o judeu não se curvava em sua presença. Apesar de ser o segundo homem mais poderoso do reino, todo o poder e status não eram suficientes para Hamã, enquanto Mardoqueu continuasse a desafiá-lo.
Ao buscar os conselhos de sua esposa e amigos, Hamã é convencido a construir uma forca para executar o judeu. Mas, se você conhece a história completa, sabe que Hamã foi morto na mesma forca que construiu para Mardoqueu.
Zeres foi uma influência maligna na vida do esposo. Ao invés de acalmar a ira de Hamã, o incentivou a continuar cultivando o ódio e a conspirar contra a vida de Mardoqueu.
Os conselhos de Zeres encaminharam o esposo para a morte.
Que tipo de influência você exerce? Sua influência é de vida ou morte? Você é uma pessoa que aplaca a ira ou incentiva o ódio? Todos tem o poder de influenciar, mas se seremos como Ester ou Zeres, depende de uma escolha pessoal. Que possamos ser pessoas sábias que exercem a influência do céu sobre nossas casas e nas vidas de nossos amigos.