
“Que introduzissem na presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua beleza, porque era formosa à vista”. (Ester 1:11)
No terceiro ano do seu reinado, o rei Assuero ofereceu uma grande festa para todos do reino, príncipes e servos foram convidados para participar da celebração, que durou 180 dias. Assuero fez questão de mostrar a todos a grandiosidade do seu reino. No final daqueles dias, o rei, já embriagado e movido por pura vaidade, lembra que deixou de exibir uma joia preciosa, A rainha Vasti, e manda chamá-la para que se apresente a todos os seus convidados com a sua coroa real.
Vasti, por sua vez, se nega a satisfazer a vontade do marido, alegando que também promovia um banquete para as mulheres do reino. O resultado dessa atitude é que o rei, orientado pelos seus conselheiros, destitui Vasti como rainha.
Vasti demonstrou que não estava disposta a se sujeitar aos caprichos do marido e a ser tratada como uma de suas conquistas. Quem gostaria de ser exibida a um bando de homens bêbados? Ninguém!
Vasti tinha motivos para desobedecer ao rei? Sim. Então, qual foi o seu erro? Não pensar nas consequências de suas escolhas. Se Assuero foi movido pela vaidade, Vasti foi movida pelo orgulho, sem medir os efeitos de sua atitude. Não pensou que como rainha era uma referência para outras mulheres. Todas deveriam estar atentas aos modos da rainha: como ela se vestia, como falava, como andava, ela era uma influenciadora do seu tempo e não pensou que seu desrespeito aos rei provocaria uma reação em massa das esposas do reino.
Você, homem e mulher de Deus, também são uma referência para mulheres e homens desta geração, vocês podem até não notar, mas estão prestando atenção em você!
Aprendemos com Vasti a pensar nas consequências antes de tomar qualquer atitude insensata. Antes de abrir mão de um casamento, uma profissão, um ministério, devemos analisar os efeitos que nossas decisões causarão, não apenas em nossas vidas, como nas vidas de outras pessoas. Não podemos agir por impulso, mas devemos sempre tomar decisões guiadas pelo Espírito Santo.
A desobediência foi a queda de Vasti. A obediência abriu as portas para Ester!