
“Depois irei ter com o rei, ainda que esse seja um gesto considerado rebelde e contra a lei; se perecer por isso, pereci!” (Ester 5:16b)
Deus não levanta uma pessoa sem um propósito e logo Ester entenderia o porquê se tornou rainha.
A bíblia diz que Hamã, homem de confiança do rei, é exaltado como o maior dos príncipes. Assuero ordena que todos deveriam se curvar perante Hamã, mas Mardoqueu (primo de Ester), se nega a se curvar a um homem. Sua adoração pertencia a Deus! Essa atitude fere o ego de Hamã, que passa odiar não apenas Mardoqueu, como também todo o povo judeu.
Hamã planeja um genocídio, ele convence Assuero de que existe um povo rebelde, que se nega a servi-lo e que o rei não deveria tolerar tal atitude. Assuero, sem imaginar que sua rainha era judia, autoriza Hamã a fazer o que fosse necessário para disciplinar este povo rebelde. Ele entrega a Hamã seu anel real, que lhe dava autoridade para fazer o que bem quisesse. Hamã envia cartas a todas as províncias, em nome do rei, com o decreto de morte, seria a aniquilação do povo judeu. (Ester 3:13)
Ao saber sobre o decreto, Mardoqueu rasga suas vestes, cobre-se com pano de saco e sai pelas ruas da cidade chorando alto. Ele também envia um recado para Ester, ela era a única que poderia salvar o seu povo: “Quem sabe se não foi para um tempo como este que chegaste à realeza?” (Ester 4.14).
Ester não era chamada pelo rei há trinta dias e qualquer um que se apresentasse a Assuero sem ser chamado poderia ser condenado a morte, salvo apenas se o rei estendesse em sua direção o seu cetro de ouro. A mensagem de Mardoqueu tocou o coração de Ester, ela entendeu o seu propósito e buscou em Deus forças para cumprir Sua vontade.
O que mais impressiona na história de Ester é sua coragem e ousadia. Ela arriscou a própria vida para salvar seu povo. Após tomar uma decisão, ela demonstra determinação para cumprir com o propósito de Deus na sua vida.
A lição de hoje é: Tenha coragem! Deus levantou você nesta geração como homem d mulher de valor. Você foi escolhido (a) para fazer a diferença, não tenha medo de seguir princípios eternos, Deus honrará suas escolhas!