Dupla Caiado e Daniel Vilela tem maior tempo de propaganda partidária no 1º semestre

Daniel Vilela é o vice na chapa de Caiado nas eleições de 2022 (Foto: Reprodução)

Já o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, ficou com apenas cinco minutos divididos em dez inserções no rádio e na TV.IMG-20220404-WA0105

De acordo com as regras da propaganda partidária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 22 partidos terão que dividir 305 minutos de inserções no meio da programação normal das emissoras de rádio e TV no 1º semestre. Goiás tem pelo menos seis pré-candidatos ao Governo do Estado. Cinco deles terão tempo gratuito de divulgação.

A dupla campeã de tempo é a formada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) que busca a reeleição com seu companheiro de chapa Daniel Vilela (MDB). Juntos eles somam 40 minutos divididos em 80 inserções. 20 minutos e 40 inserções para cada.

Situação bem desconfortável com o critério de divisão de tempo ficou Gustavo Mendanha. O recém-filiado ao Patriota terá apenas 5 minutos de tempo divididos em dez inserções. O ex-prefeito de Aparecida é conhecido na região central do Estado e para chegar ao eleitorado do interior goiano terá que investir no marketing e na sola do sapato.

Os candidatos ao governo de Goiás pelo PL, deputado federal Vitor Hugo e pelo PT, o professor Wolmir Amado, também terão os 20 minutos de tempo que serão divididos em 10 inserções no rádio e TV para cada.

O Novo que tem o empresário Edigar Diniz como pré-candidato tem cinco minutos e 10 inserções. O PCB, partido que tem Helga Martins, a única mulher pré-candidata ao governo, não tem tempo para vinculação da propaganda, já que a sigla não tem representatividade na Câmara Federal.

Critérios

O critério para a divisão do tempo é o desempenho de cada agremiação nas eleições de 2018. Assim, os partidos que elegeram mais de 20 deputados federais terão direito a 20 minutos semestrais para entradas de 30 segundos nas redes nacionais e de igual tempo nas estaduais.

As legendas que têm entre 20 e 10 deputados eleitos poderão utilizar dez minutos por semestre para inserções de 30 segundos tanto nas emissoras nacionais quanto nas estaduais. Já as bancadas compostas por até nove parlamentares terão cinco minutos semestrais.

Poderão ser reproduzidas até dez inserções de 30 segundos por dia para cada rede. Vale lembrar que tais entradas não podem ser sequenciais, devendo haver, no mínimo, um intervalo de 10 minutos entre elas.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 19843