O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, lançou, nesta quarta-feira (30/03), o Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB), que funcionará no estado no âmbito da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). Trata-se de um dos projetos prioritários do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no combate à criminalidade.
O sistema irá fornecer informações estratégicas para auxiliar investigações e correlacionar crimes com armas de fogo em todo o país, com a criação também do Banco Nacional de Perfis Balísticos. Goiás é o quinto estado que recebe o projeto. Além das operações na Polícia Técnico-Científica goiana, o sistema já está em funcionamento nas instituições estaduais do Pará, Espírito Santo, Pernambuco e Paraná.
A solenidade, realizada no auditório da SPTC, no setor Cidade Jardim, em Goiânia, marcou ainda a entrega de diversos equipamentos à corporação. Entre os itens entregues trenas- laser, computadores, maletas de local de crime, lanternas táticas, maletas de papiloscopia, câmara de cianocrilato (para revelação de impressões digitais), cones e guarda-chuvas. Os itens foram adquiridos com recursos da Senasp, Emendas Parlamentares e do Fundo a Fundo.