“Pois agora vai, vende esse óleo puro, paga todas as tuas dívidas e viverás em paz, tu e teus filhos, do que restar da venda”. (2 Reis 4:7)
Como você reage quando a crise bate a sua porta? A nossa personagem do dia soube exatamente a quem procurar e o que fazer, no momento mais difícil de sua vida.
Ela era casada com um discípulo dos profetas, um homem temente a Deus. Porém, uma tragédia aconteceu, seu esposo faleceu, deixando muitas dívidas. Do dia para noite a mulher se viu sozinha com seus dois filhos. Um credor ameaça levar os meninos, caso ela não pagasse o que lhe devia. Imagino o desespero da viúva, lidando com o luto e, ao mesmo tempo, sofrendo com a possibilidade de perder os filhos.
Foi neste momento de dor, que ela tomou a decisão que fez a diferença em sua vida: ela procurou o profeta Eliseu e contou a sua história. O profeta pergunta o que a viúva tinha em casa e ela responde: “Tua serva nada tem em casa, a não ser uma vasilha com azeite”. O que essa mulher estava prestes a aprender é que o nosso pouco nas mãos de Deus é o suficiente para Ele realizar um milagre em nossas vidas.
O profeta dá a direção, ela deveria pedir vasilhas emprestadas para suas vizinhas, quantas ela conseguisse recolher. Depois fechar a porta de sua casa e derramar o azeite sobre essas vasilhas. Ela faz exatamente tudo o que o profeta lhe diz e o resultado? De forma sobrenatural o azeite foi multiplicado. Todas as vasilhas foram cheias de azeite! Eu consigo imaginar essa mulher enchendo aquelas vasilhas rindo e chorando ao mesmo tempo.
Mas, e agora? O que ela deveria fazer com todo aquele azeite? Mais uma vez, a sábia viúva procura o profeta que lhe orienta a vender todo o azeite, ela poderia pagar suas dívidas e viver em paz com seus filhos.
Assim como essa viúva precisamos ter o discernimento de buscar a Deus nos momentos de crise, mas, além disso, ter a humildade de ouvir e obedecer aos direcionamentos do Senhor!
Espero que esta história tenha edificado sua vida!