
“Então a mulher de Jeroboão se levantou, partiu e chegou a Tirza; quando pôs os pés no limiar da porta, o menino morreu.” (1 Reis 14:17)
Jeroboão foi o primeiro rei em Israel após a divisão do reino. Ele reinou sobre às dez tribos do norte por 22 anos, durante esse tempo construiu templos com bezerros de ouro e queimou incenso a deuses estranhos.
A bíblia conta que seu filho Abias adoeceu, então o rei mandou sua esposa procurar o profeta Aías em Siló, mas que fosse disfarçada para que ninguém a reconhecesse. O casal real, em um momento de aflição, buscou a Deus, mas não se arrependeu dos seus maus caminhos. Acreditaram que poderiam enganar o profeta, porque ele já estava com a idade avançada e não enxergava mais.
Então, a esposa de Jeroboão se disfarçou e foi até Siló. Ela não usou suas vestes reais, não usou sua coroa, assim como seu esposo, não teve a humildade de se render ao Senhor e buscá-lo com sinceridade.
Não existe disfarce na presença de Deus! Todas as nossas máscaras caem, nossas camadas se desfazem e na presença do Senhor o que resta é a nossa essência. Ele é quem sonda nossos corações, quem conhece o íntimo do nosso ser, é inútil tentar esconder quem nós somos! É maravilhoso pensar em como o único que realmente nos conhece é também o único que nos ama incondicionalmente!
Infelizmente Jeroboão e sua esposa não tinham esse entendimento, seus corações estavam tomados pelo orgulho e não houve quebrantamento. O Senhor avisou o profeta Aías sobre a visita da rainha e enviou uma dura mensagem: devido à idolatria de Jeroboão o Senhor eliminaria toda a sua descendência! Assim que a rainha chegou em Tirza, seu filho faleceu.
Ao contrário deste casal, precisamos ter a humildade de olhar para dentro e reconhecer nossas falhas, matar o ego e o orgulho e nos render ao tratamento do Senhor. O dia mau chega e a crise revela quem nós somos. Não tenha medo de ser sincero (a) na presença do seu Pai, Ele já conhece os seus erros e está sempre de braços abertos para te acolher e perdoar.
Deus tem uma nova história para escrever na sua vida, mas tudo começa pelo arrependimento! Amém?