
“E trazia ela uma roupa de muitas cores (porque assim se vestiam as filhas virgens dos reis); e seu servo a pôs para fora, e fechou a porta após ela.” (2 Samuel 13:18)
Tamar era uma princesa virgem e formosa, filha do Rei Davi e irmã de Absalão. Davi tinha muitas esposas e filhos, portanto, além de Absalão, Tamar também tinha outros meio-irmãos, entre eles, o egocêntrico Amnon.
A Bíblia conta que Amnon ficou obssecado por sua meia-irmã, a ponto de ficar doente. Seu amigo, Jonadabe, descrito na Bíblia como um homem sagaz, elabora um plano para que Amnon consiga o que quer: “finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão”. (2 Samuel 13.5)
Assim ele fez. Fingiu que estava doente e pediu ao Rei Davi que enviasse Tamar para preparar o seu alimento. Uma armadilha arquitetada para saciar os seu desejos egoístas.
Quando Tamar foi ao seu encontro, ele a agarrou a força. Tamar suplicou, mas nada pôde convencê-lo. Ele era mais forte que Tamar e violentou a própria irmã. A princesa foi desonrada e o pior, após o ato, foi lançada na rua como um objeto que não serve mais.
Essa história despedaça meu coração. Amnon não amava Tamar, tratava-se apenas do capricho de um homem perverso e egoísta. A princesa foi vítima da obsessão do irmão e da negligência do pai, que foi incapaz de defendê-la e de punir Amnon.
Tamar rasgou suas vestes de princesa, pois não se sentia mais digna de usá-las, para ela era o fim dos seus sonhos e planos. Absalão, seu irmão, recebeu Tamar em sua casa, mas mandou que ela se calasse. Depois de dois anos, Absalão vingou Tamar e matou Amnon.
Para Deus não somos o abuso, não somos a traição, não somos o sofrimento que nos causam. Independente do que possam nos fazer, não deixamos de ser Filhas de Deus, de ser suas princesas. Se você passou por alguma dor, entenda: não acabou ainda! Deus tem cura para sua alma ferida. Deus tem uma nova história para você, ninguém pode tirar a sua coroa! Levante-se e olhe para o alto, Deus não descarta você!
“Ele enxugará dos seus olhos toda a lágrima.” Ap.21:4