
A Bíblia diz no primeiro capítulo do livro de I Samuel, que havia um homem levita, chamado Elcana, casado com duas mulheres: Ana e Penina.
Dividir o marido com outra mulher já é, por si, uma situação muito incômoda, mas Ana ainda tinha que lidar com a esterilidade, enquanto Penina era fértil. Além disso, sua rival era cruel e não perdia a oportunidade de humilhá-la por sua condição. E apesar da clara preferência de Elcana por Ana, nada era suficiente para consolar o seu coração!
Todos os anos Elcana levava a família em uma viagem até o tabernáculo de Siló para um tempo de adoração a Deus. No auge do seu desespero, Ana toma uma atitude que muda completamente a sua história: ela sabia para onde ir, conhecia a fonte de consolo e livramento, então correu para os braços do Pai! No tabernáculo, Ana rasgou o seu coração e entregou sua angústia para o Senhor! Ela também fez uma promessa: se Deus a abençoasse com um filho, esse seria consagrado completamente ao Senhor.
Ao ver Ana se derramando na presença de Deus, o sacerdote Eli a repreende por pensar que ela estava bêbada. Ela tinha todos os motivos para se enfurecer, para gritar e descontar toda a sua frustração. Mas, Ana nos ensina a suportar a afrontas com sabedoria. A ofensa é um copo de veneno que você decide tomar ou não. Ana responde a Eli com respeito e recebe a bênção do sacerdote.
O que acontece na vida dessa mulher, após esse episódio, é resultado da sua total entrega ao Senhor. Sua oração foi ouvida! o Senhor restaurou primeiro sua esperança e alegria. Quando saiu do tabernáculo seu rosto não era mais triste! Depois, Ana gerou um filho, Samuel – “Eu o roguei a Yaweh” e cumpriu com a sua promessa, devolvendo seu filho ao Senhor!
Assim como Ana passamos por situações de extrema angústia, medo, ansiedade e aflições. Precisamos aprender com Ana a buscar o refrigério na presença do único que nos ama incondicionalmente: Jesus Cristo! Ele nos enxerga, nos entende, nunca julga, derrama sobre nós a paz que excede todo o entendimento e é fiel para cumprir todas as suas promessas!
Você pode, assim como Ana, louvar ao Senhor hoje? Leia 2 Samuel:1-10