Saiba quem é Volodymyr Zelensky o Presidente da Ucrânia

Como Zelensky passou de intérprete de presidente na TV a líder em tempos de guerra

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é uma figura importante na guerra contra a Rússia. No entanto, você sabia que antes de comandar um país de 44 milhões de habitantes, o líder era um comediante?

Zelensky estrelava o programa de TV “Servant of the People”, em que interpretava um professor de ensino médio azarado que se torna presidente depois que seu discurso sobre corrupção viraliza.

A série não apenas fez de Zelensky uma estrela como acabou servindo de trampolim para sua campanha presidencial na vida real. Em abril de 2019, um mês após o final do programa, o comediante que virou político derrotou o titular Petro Poroshenko e foi eleito o presidente da Ucrânia.

 

 

Antes de ser eleito presidente da Ucrânia, Zelensky fez série satírica onde interpretava professor azarado que se tornou líder do país por acidente

Volodymyr Zelensky se aproximou de um púlpito sob luzes fortes, preparando-se para entregar uma mensagem ao povo ucraniano.

“Hoje vou começar com palavras tão esperadas, que desejo anunciar com orgulho”, disse ele.

“Finalmente”, continuou. “A Ucrânia está unida […] Esta é a nossa vitória”.

O discurso era ficção. É da cena final de “Servant of the People”, um programa de TV satírico sobre um professor de ensino médio azarado, interpretado por Zelensky, que acaba sendo empurrado para a presidência ucraniana depois que seu discurso sobre corrupção se torna viral.

A série não apenas fez de Zelensky uma estrela. Acabou servindo como trampolim para sua campanha presidencial na vida real. Em abril de 2019, um mês após o final do programa, o comediante que virou político foi eleito o presidente da Ucrânia.

Zelensky novamente se viu na frente de um púlpito na sexta-feira (25), mas a imagem que ele descreveu nos momentos finais do programa nunca pareceu tão distante depois que as forças russas invadiram a Ucrânia na quinta-feira (24).

A batalha pela capital, Kiev, continuou na sexta-feira. Explosões iluminaram o céu antes do amanhecer, enquanto o Kremlin atacava a cidade com mísseis, forçando as pessoas a irem para abrigos antiaéreos.

Em seu discurso televisionado na manhã de sexta-feira, Zelensky foi novamente um personagem, desta vez interpretando David para o Golias do presidente russo, Vladimir Putin. Em uma camiseta verde escura com olheiras sob os olhos, o presidente ucraniano adotou um tom desafiador e elogiou suas forças armadas por “defenderem brilhantemente o país”.

“Agora é um momento importante”, disse Zelensky. “O destino do nosso país está sendo decidido”.

Zelensky também tem sido ativo nas mídias sociais, usando sua conta no Twitter para postar atualizações e garantir aos ucranianos que ele está no país para liderar a resistência.

Em um vídeo postado na manhã de sábado intitulado “não acredite nas notícias falsas”, Zelensky revelou que ainda está em Kiev.

“Estou aqui. Não vamos baixar as armas. Estaremos defendendo nosso país, porque nossa arma é a verdade, e nossa verdade é que esta é nossa terra, nosso país, nossos filhos, e vamos defender tudo isso”, disse ele.

“É isso. Isso é tudo que eu queria te dizer. Glória à Ucrânia”, acrescentou.

Zelensky também recusou uma oferta dos EUA de evacuação de Kiev, disse no sábado a embaixada da Ucrânia na Grã-Bretanha pelo Twitter.

“A luta está aqui; eu preciso de munição, não de uma carona”, disse Zelensky aos EUA, segundo a embaixada.

“Os ucranianos estão orgulhosos de seu presidente”, acrescenta o tweet.

Foto: Reuters/Valentyn Ogirenko

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 17404