
Grupo que combate fraudes na internet mostra como está cada vez mais simples manipular uma cena a fim de fazê-la parecer real a olhos leigos.
A cena é de uma criança pequena, entre 2 e 3 anos, calçando sandálias infantis e segurando em uma grade enquanto caminha e tropeça. A questão é que ela está no alto de um prédio e a literalmente um passo de despencar lá de cima.
Para quem viu o vídeo, a situação é aterrorizante e dá uma infinita agonia.
Ocorre que tudo não passou de uma manipulação de imagem para demonstrar o quão grande se tornou, no mundo imagético de hoje, o risco de qualquer pessoa cair em uma situação falsa, que não existiu na realidade, mas foi criada por computador.
O alerta cresce em ano eleitoral. Foi com essa preocupação que o grupo Fake News Mata, em seu perfil no Twitter, apresentou, em um mesmo vídeo, a versão editada da gravação e, depois, a cena real. Veja abaixo como é fácil se iludir:
Na reação ao vídeo na rede social, muitos observaram que alguns detalhes mostram que a cena foi claramente manipulada e isso poderia ser visto por olhos mais técnicos.
A questão é: num cenário em que as pessoas são cada vez menos críticas, acreditando (e repassando o conteúdo adiante) no que é validado por sua bolha digital, como esperar que façam essa análise?