O autor do filme é o Publicitário e Jornalista Navio Leão de ipameri.
Mesmo não tendo sido comprovado nenhum milagre, muitos a tem como “Santa”. Esta é Irmã Yolanda de Mendonça Vaz, que faleceu há 26 anos em Catalão Go. Casada, mãe, esposa, viúva e religiosa, ela fundou o Instituto das Irmãs Catequistas de Nossa Senhora da Visitação em 1962, antes mesmo de ser fundada a Diocese de Ipameri. 60 anos depois, a história da missão de Irmã Yolanda e do instituto fundado por ela, ganham vida no filme documentário dirigido por Návio Leão.
Dia 3 de Fevereiro, parceiros e imprensa tiveram acesso ao trailer do filme, que dentre os mais de 20 entrevistados, estão o 1º Bispo da Diocese de Ipameri, hoje Bispo-emérito Dom Gilberto Pereira Lopes de Campinas e Mons. Lino Dalla Pozza, ex-pároco em Catalão que atualmente está em Goiânia.
A coordenadora do Instituto, Irmã Maria Aparecida Coelho, diversas irmãs e familiares, além de amigos que tiveram contato direto com Irmã Yolanda, falam de sua jornada catequética e do trabalho realizado pelo grupo de freiras formado por ela. Frei Fernando Inácio da Paróquia São Francisco de Assis de Goiânia, o coordenador espiritual do Grupo, também dá seu depoimento.
O documentário será lançado dia 26 de março, quando o Instituto das Irmãs Catequistas de N. S da Visitação vai celebrar os 60 anos de atividades.
O publicitário Návio Leão já produziu os filmes “Jubileu de Ouro da Diocese de Ipameri”, “CRAC, o maior campeão do interior”.
O Blog do Alan Ribeiro Jornalismo de Verdade parabeniza o amigo e conterrâneo Navio Leão por essa importante realização, este filme vai deixar registrado para sempre a trajetória de vida dessa grande mulher que foi a Irmã Yolanda. Parabéns!