
Os indicados ao Oscar 2022 foram anunciados na manhã de terça-feira, 8, durante um evento transmitido online. O longa Ataque dos Cães, disponível na Netflix, recebeu 12 indicações, entre Melhor Filme, Melhor Ator, com Benedict Cumberbatch, Melhor Atriz Coadjuvante, com Kirsten Dunst, Melhor Ator Coadjuvante com Jesse Plemons e Jane Campion para Melhor Direção. Duna vem em seguida, com 10 indicações, e Belfast e Amor, Sublime Amor com sete cada um.
Principal prêmio do cinema internacional, o Oscar volta a ter um apresentador este ano e será realizado no Dolby Theatre, em Los Angeles (EUA), no dia 27 de março. Esta é a 94ª edição do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Deserto Particular foi escolhido pelo Brasil para representar o país na categoria melhor filme internacional, mas o longa de Aly Muritiba não passou pela primeira fase da seleção, em dezembro. Já o curta Seiva Bruta não conseguiu passar de fase e não levou nenhuma indicação à estatueta.
Veja a lista com os indicados
MELHOR FILME: Belfast; No Ritmo do Coração; Não Olhe Para Cima; Drive My Car; Duna, King Richard: Criando Campeãs, Licorice Pizza; O Beco do Pesadelo; Ataque dos Cães e Amor, Sublime Amor.
MELHOR ATRIZ: Jessica Chastain, por The Eyes of Tammy Faye; Olivia Colman, por A Filha Perdida; Penélope Cruz, por Mães Paralelas; Nicole Kidman, por Apresentando os Ricardos; e, Kristen Stewart, por Spencer.
MELHOR ATOR: Javier Bardem, por Apresentando os Ricardos; Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães; Andrew Garfield, por Tick, Tick… Boom!; Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs; e Denzel Washington, por A Tragédia de Macbeth.
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Ciarán Hinds, por Belfast; Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração; Jesse Plemons, por Ataque dos Cães; J.K. Simmons, por Apresentando os Ricardos; Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Jessie Buckley, em A Filha Perdida; Ariana DeBose, em Amor, Sublime Amor; Judi Dench, em Belfa; Kirsten Dunst, em Ataque dos Cães; Aunjanue Ellis, por King Richard: Criando Campeãs.
MELHOR DIREÇÃO: Kenneth Branagh, por Belfast; Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car; Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza; Jane Campion, por Ataque dos Cães; Steven Spielberg, por Amor, Sublime Amor.
MELHOR FILME INTERNACIONAL: Drive My Car (Japão; Flee (Dinamarca) A Mão de Deus (Itália); Lunana: A Yak in the Classroom (Butão); e, The Worst Person in the World (Noruega).
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Siân Heder, por No Ritmo do Coração; Ryûsuke Hamaguchi & Takamasa Oe, por Drive My Car; Jon Spaiths, Denis Villeneuve & Eric Roth, por Duna; Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida; e, Jane Campion, por Ataque dos Cães.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Kenneth Branagh, por Belfast; Adam McKay, por Não Olhe Para Cima; Zach Baylin, por King Richard: Criando Campeãs; Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza; e Eskil Vogt & Joachim Trier, por The Worst Person in the World.
MELHOR FIGURINO: Jenny Beavan, por Cruella; Massimo Cantini Parrini & Jacqueline Durran, por Cyrano; Jacqueline West & Robert Morgan, por Duna; Luis Sequeira, por O Beco do Pesadelo; e, Paul Tazewell, por Amor, Sublime Amo
MELHOR TRILHA ORIGINAL: Nicholas Britell, por Não Olhe Para Cima;Hans Zimmer, por Duna; Germaine Franco, por Encanto; Alberto Iglesias, por Mães Paralelas; e, Jonny Greenwood, por Ataque dos Cães.
MELHOR ANIMAÇÃO: Encanto; Flee; Luca; A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas; e, Raya e o Último Dragão.
MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO: Affairs of the Art; Bestia; Boxballet; Robin Robin; e The Windshield Wiper.
MELHOR CURTA EM LIVE-ACTION; Ala Kachuu – Take and Run; The Dress; The Long Goodbye; On My Mind; e, Please Hold.
MELHOR DOCUMENTÁRIO: Ascension; Attica; Flee; Summer of Soul (… ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada); e, Writing with Fire.
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM: Audible; Lead Me Home; The Queen of Basketball; Three Songs for Ben Azir; When We Were Bullies;
MELHOR FOTOGRAFIA: Greig Fraser, por Duna; Dan Lautsen, por O Beco do Pesadelo; Ari Wegner, por Ataque dos Cães; Bruno Delbonnel, por A Tragédia de Macbeth; e Janusz Kominski, por Amor, Sublime Amor.
MELHOR MONTAGEM: Hank Corwin, por Não Olhe Para Cima; Joe Walker, por Duna; Pamela Martin, por King Richard: Criando Campeãs; Peter Sciberras, por Ataque dos Cães; e, Myron Kerstein & Andrew Weisblum, por Tick, Tick… Boom!
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM; Um Príncipe em Nova York 2; Cruella; Duna; The Eyes of Tammy Faye; e, Casa Gucci.
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL: Be Alive – King Richard: Criando Campeãs; Dos Oruguitas – Encanto; Down to Joy – Belfast; – No Time to Die – 007 – Sem Tempo Para Morrer; e, Somehow You Do – Four Good Days.
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO: Patrick Vermette, por Duna; Tamara Deverell, por O Beco do Pesadelo; Grant Major, por Ataque dos Cães; Stefan Decbant, por A Tragédia de Macbeth; e, Adam Stockhausen, por Amor, Sublime Amor.
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS: Duna; Free Guy: Assumindo o Controle; 007 – Sem Tempo Para Morrer; e, Shang-Chi e a Lenda.