Confira a lista de indicados ao Oscar 2022

Os indicados ao Oscar 2022 foram anunciados na manhã de terça-feira, 8, durante um evento transmitido online. O longa Ataque dos Cães, disponível na Netflix, recebeu 12 indicações, entre Melhor Filme, Melhor Ator, com Benedict Cumberbatch, Melhor Atriz Coadjuvante, com Kirsten Dunst, Melhor Ator Coadjuvante com Jesse Plemons e Jane Campion para Melhor Direção. Duna vem em seguida, com 10 indicações, e Belfast e Amor, Sublime Amor com sete cada um.

Principal prêmio do cinema internacional, o Oscar volta a ter um apresentador este ano e será realizado no Dolby Theatre, em Los Angeles (EUA), no dia 27 de março. Esta é a 94ª edição do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Deserto Particular foi escolhido pelo Brasil para representar o país na categoria melhor filme internacional, mas o longa de Aly Muritiba não passou pela primeira fase da seleção, em dezembro. Já o curta Seiva Bruta não conseguiu passar de fase e não levou nenhuma indicação à estatueta.

Veja a lista com os indicados

MELHOR FILMEBelfast; No Ritmo do Coração; Não Olhe Para Cima; Drive My Car; Duna, King Richard: Criando Campeãs, Licorice Pizza; O Beco do Pesadelo; Ataque dos Cães e  Amor, Sublime Amor.

MELHOR ATRIZ:  Jessica Chastain, por The Eyes of Tammy Faye;  Olivia Colman, por A Filha Perdida;  Penélope Cruz, por Mães Paralelas;  Nicole Kidman, por Apresentando os Ricardos; e, Kristen Stewart, por Spencer.

MELHOR ATOR: Javier Bardem, por Apresentando os Ricardos; Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães;  Andrew Garfield, por Tick, Tick… Boom!; Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs; e Denzel Washington, por A Tragédia de Macbeth.

MELHOR ATOR COADJUVANTE: Ciarán Hinds, por Belfast;  Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração; Jesse Plemons, por Ataque dos Cães;  J.K. Simmons, por Apresentando os Ricardos; Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Jessie Buckley, em A Filha Perdida; Ariana DeBose, em Amor, Sublime Amor; Judi Dench, em Belfa; Kirsten Dunst, em Ataque dos Cães; Aunjanue Ellis, por King Richard: Criando Campeãs.

MELHOR DIREÇÃO: Kenneth Branagh, por Belfast;  Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car;  Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza;  Jane Campion, por Ataque dos Cães;  Steven Spielberg, por Amor, Sublime Amor.

MELHOR FILME INTERNACIONAL: Drive My Car (Japão;  Flee (Dinamarca) A Mão de Deus (Itália); Lunana: A Yak in the Classroom (Butão); e, The Worst Person in the World (Noruega).

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Siân Heder, por No Ritmo do Coração;  Ryûsuke Hamaguchi & Takamasa Oe, por Drive My Car;  Jon Spaiths, Denis Villeneuve & Eric Roth, por Duna;  Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida; e, Jane Campion, por Ataque dos Cães.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Kenneth Branagh, por Belfast;  Adam McKay, por Não Olhe Para Cima; Zach Baylin, por King Richard: Criando Campeãs;  Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza; e Eskil Vogt & Joachim Trier, por The Worst Person in the World.

MELHOR FIGURINO: Jenny Beavan, por Cruella;  Massimo Cantini Parrini & Jacqueline Durran, por Cyrano;  Jacqueline West & Robert Morgan, por Duna;  Luis Sequeira, por O Beco do Pesadelo; e,  Paul Tazewell, por Amor, Sublime Amo

MELHOR TRILHA ORIGINAL: Nicholas Britell, por Não Olhe Para Cima;Hans Zimmer, por Duna; Germaine Franco, por Encanto;  Alberto Iglesias, por Mães Paralelas; e, Jonny Greenwood, por Ataque dos Cães.

MELHOR ANIMAÇÃO: Encanto; Flee;  Luca;  A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas; e, Raya e o Último Dragão.

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO: Affairs of the Art; Bestia; Boxballet; Robin Robin; e  The Windshield Wiper.

MELHOR CURTA EM LIVE-ACTION; Ala Kachuu – Take and Run;  The Dress;  The Long Goodbye;  On My Mind; e,  Please Hold.

MELHOR DOCUMENTÁRIO: Ascension;  Attica;  Flee; Summer of Soul (… ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada); e, Writing with Fire.

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM:  Audible; Lead Me Home;  The Queen of Basketball;  Three Songs for Ben Azir;  When We Were Bullies;

MELHOR FOTOGRAFIA:  Greig Fraser, por Duna;  Dan Lautsen, por O Beco do Pesadelo; Ari Wegner, por Ataque dos Cães; Bruno Delbonnel, por A Tragédia de Macbeth; e  Janusz Kominski, por Amor, Sublime Amor.

MELHOR MONTAGEM: Hank Corwin, por Não Olhe Para Cima;  Joe Walker, por Duna;  Pamela Martin, por King Richard: Criando Campeãs;  Peter Sciberras, por Ataque dos Cães; e,  Myron Kerstein & Andrew Weisblum, por Tick, Tick… Boom!

MELHOR CABELO E MAQUIAGEM; Um Príncipe em Nova York 2; Cruella;  Duna; The Eyes of Tammy Faye;  e, Casa Gucci.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL:  Be Alive – King Richard: Criando Campeãs; Dos Oruguitas – Encanto;  Down to Joy – Belfast; – No Time to Die – 007 – Sem Tempo Para Morrer; e, Somehow You Do – Four Good Days.

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO: Patrick Vermette, por Duna;  Tamara Deverell, por O Beco do Pesadelo;  Grant Major, por Ataque dos Cães;  Stefan Decbant, por A Tragédia de Macbeth; e, Adam Stockhausen, por Amor, Sublime Amor.

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS: Duna;  Free Guy: Assumindo o Controle; 007 – Sem Tempo Para Morrer; e,  Shang-Chi e a Lenda.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 19683