Foto: Joao Vitor Rezende Borba
O Goiás entra em campo nesta quarta-feira (26), para sua estreia no Campeonato Goiano 2022, e o clube da Serrinha terá seu primeiro desafio fora dos seus domínios, diante do atual campeão do torneio, o Grêmio Anápolis no Estádio Jonas Duarte, às 20h30. O Esmeraldino enfrenta um jejum de três anos sem conquistar a competição estadual e o volante Fellipe Bastos admitiu que existe uma pressão interna para pôr fim a sequência negativa que não ocorria desde o fim da década de 1970.
“Em todo campeonato que o Goiás entrar, tem que ser com o intuito de vencer. Sabemos que o Goianão é o primeiro da temporada e que vamos enfrentar o atual campeão na estreia. Será um jogo difícil, mas vamos entrar para vencer. O Goiás está há três anos sem vencer (conquistar o título), então sabemos da responsabilidade. O intuito é ser campeão, respeitando todos os concorrentes”, comentou o jogador.
Para o jogador o entrosamento será importante neste início de temporada. “Já temos entrosamento, sabemos o que o companheiro gosta de fazer, como gosta de receber a bola. Já joguei com o Auremir. O Vinícius estou conhecendo agora. Dentro do treinamento, estamos nos conhecendo, mas dei sorte que praticamente todos do meio-campo ficaram e já jogamos juntos. Isso dá tranquilidade. É uma arma que temos, essa confiança do ano passado.”, avaliou.
O Esmeraldino contratou seis jogadores: Maguinho, Éverson, Caetano, Auremir, Vinícius e Pedro Raul. Destes, Maguinho e Pedro Raul, estão envolvidos em transferências internacionais e ainda não foram regularizados. O zagueiro Reynaldo, que iniciou a pré-temporada depois dos demais jogadores, ainda fica fora do time. Sem fechar com um novo treinador o Goiás irá iniciar a temporada sob o comando técnico de Glauber Ramos, que é membro da comissão técnica permanente.
Apesar de encarar nesta quarta-feira (26), o atual campeão do torneio estadual, o Goiás é o maior campeão estadual com 28 títulos e a tendência é que o time possa estrear com a equipe venceu o Santa Maria em jogo-treino, o Goiás deve estrear nesta quarta com Tadeu; Diego, Everson, Caetano e Artur; Auremir, Fellipe Bastos e Elvis; Apodi, Nicolas e Vinícius.
Provável escalação Grêmio Anápolis x Goiás – 1ª rodada do Goianão
Grêmio Anápolis: Sérgio; Patrick Navarro, Ronivan, Kauan e Renner Souza; Matheus Suba, Lucas Gabriel, Rodrigo Souza e Fabrício; Matheus Martins e Jair. Técnico: Willian de Mattia
Goiás: Tadeu; Diego, Éverson, Caetano e Artur; Auremir, Fellipe Bastos e Élvis; Apodi, Nicolas e Vinícius. Técnico: Glauber Ramos
Arbitragem: Árbitro: Wílton Sampaio (Fifa); Assistentes: Bruno Pires (Fifa) e Márcio Soares.
A primeira rodada do Campeonato Goiano 2022 encerra nesta quarta-feira com três partidas, incluindo as estreias do Goiás e do Atlético Goianiense nos grupos A e B, respectivamente. Pela primeira vez o estadual contará com transmissão de todos jogos do campeonato pelo Streaming.
Onde assistir
O Campeonato Goiano 2022 terá transmissão de todos os jogos na plataforma de streaming ELEVEN. Além disso, o estadual terá uma partida por rodada veiculada na TV Anhanguera, no circuito aberto.
Tabela e Regulamento
Os 12 clubes foram separados em dois grupos com seis times cada. Os clubes enfrentarão os rivais do próprio grupo em turno e returno. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançarão ao mata-mata, enquanto o lanterna de cada chave será rebaixado.
Os duelos das quartas de final serão de ida e volta (1ºAx4ºB, 1ºBx4ºA, 2ºAx3ºB, 2ºBx3ºA). Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols haverá disputa por pênaltis.
A semifinal (1º colocado no geral x 4º colocado no geral e 2º no geral x 3º no geral) terá o mesmo regulamento e os mandos de campo serão definidos através das melhores campanhas na somatória das fases anteriores. A final também terá jogos de ida e volta.
Tabela do goianão 22
https://www.lance.com.br/tabela#2022/Goiano/1a-Divisao/simulador