
A Bíblia relata em Juízes 13-16 a história de um homem que fracassou. Seu nome é Sansão. Ele nasceu debaixo do voto de nazireado de Números 6.1-21. Esse voto indicava que a pessoa seria consagrada a Deus todos os dias de sua vida. E o voto incluía: não comer uvas, nem beber vinho ou algo extraído da videira; nunca se contaminar com um morto e nunca cortar o cabelo. O nazireu era alguém separado por Deus e socialmente visto assim.
Mas Sansão tinha um problema: Ele sempre recusou levar a sério a si mesmo e a Deus. Ele brincou com a tentação e o pecado. Depois de viver a seu bel prazer, Sansão envolveu-se num perigoso e profundo relacionamento amoroso com Dalila (Juízes 16). Dalila, instigada por dinheiro, pediu que Sansão lhe contasse o segredo de sua grande força. Ao invés de fugir da tentação, Sansão entrou no jogo de Dalila. Ele não fez isso uma, mas quatro vezes, até que tudo acabou. Em Juízes 16.20, após Dalila despertá-lo de seu sono, Sansão orgulhosamente diz: “Sairei como antes e me livrarei. Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado”. Sansão se perdeu e se acabou. Ele rompeu com todos os seus compromissos com Deus. Ele se afastou de Deus e Deus se afastou dele. Gradualmente ele foi vivendo um estilo autoindulgente, o qual perpetuou o seu fracasso.
Quando observamos a vida de Sansão, aprendemos que precisamos nos manter fortes em nossos compromissos para com Deus. Não podemos brincar com nossas convicções espirituais. E mais, não podemos justificar nossos erros e pecados. Devemos lembrar que a nossa vida é forte, enquanto nossos compromissos com Deus se manterem fortes.
Por isso, empenhe-se em seu compromisso com Deus. NEle está a verdadeira força para a vida.
Tenha um bom dia!
Leia a Bíblia ela é a palavra viva de Deus!