
Em Mateus 7.3-5 Jesus afirmou o seguinte: “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”
Jesus no texto não está condenando ajudar aqueles que estão em falha. O que Jesus condena é a hipocrisia. Antes de ajudarmos o outro, precisamos estar cientes de que não haja algo maior em nossas vidas. Jesus diz claramente: Olhe seriamente para si; cuide-se primeiro; olhe para seus pecados com seriedade; trate sua vida com rigor antes de tentar ajudar o outro.
É bizarra a ilustração que Jesus dá. Uma pessoa supostamente quer ajudar o outro com um “cisco” no olho, quando tem uma enorme tábua nos seus próprios olhos. É ridículo tentar cuidar do outro quando os seus pecados e problemas são gigantes e gritantes. Jesus diz que é importante que ajudemos pessoas feridas, contudo o que qualifica alguém a ajudar o outro é a capacidade de cuidar de si primeiro, lidando humildemente com os seus próprios erros. Segundo Jesus, o indivíduo que centra no outro sem cuidar de si, é um hipócrita.
O seu dever é cuidar primeiro de si. Veja antes de tudo os seus próprios defeitos diante de Deus e trate-os com sinceridade. Saiba realmente quem você é, e confronte-se a si mesmo. Seja humilde e arranque todas suas máscaras de hipocrisia.
Se você tem interesse em cuidar e ajudar outros, isso é bom, mas cuide-se primeiro. Olhe seriamente para seus pecados e erros e confesse-os ao Senhor.
Tenha um bom dia!
Por Roberto Naves Amorim. Ele é pastor da Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste em Goiânia – GO – Brasil.
Leia a Bíblia ela é a palavra viva de Deus!