
Você sabia que nós temos um mês específico para falar sobre os cuidados com a saúde mental?
Em janeiro é importante reunirmos esforços para destacar a importância do trabalho realizado no Araújo Jorge durante o ano inteiro: o cuidado com os sentimentos de quem luta contra o câncer – seja como paciente, como acompanhante ou como profissional, na linha de frente dessa batalha.
Entre os serviços que são oferecidos existem: assistência psicológica para todos os pacientes, o suporte emocional para os colaboradores e a criação de espaços de apoio e amparo para todos aqueles que precisam de ajuda, orientação ou, por vezes, só de um ombro amigo.
Mas dentro destas várias iniciativas hoje quero destacar a presença de uma psicóloga dentro do Setor de Terapia Intensiva (STI). No local, são assistidos tanto pacientes intubados e sedados quanto aqueles em processo de extubação ou conscientes.
Entre um atendimento e outro, a profissional ampara os medos, ouve as queixas, acolhe as inseguranças e auxilia aqueles que estão retomando o nível de consciência a entender e enfrentar os fatos vivenciados. Além disso também é papel da psicóloga estimular a cognição, evitando o estresse pós-traumático que o ambiente de UTI pode ocasionar.
Isso sem contar no suporte emocional oferecido aos familiares e cuidadores que, muitas vezes, acabam adoecendo psicologicamente pela dureza natural da luta contra o câncer.