
A palavra de Deus ordena em Filipenses 3.1: “Alegrai-vos no Senhor…”
O motivo pelo qual o Senhor nos ordena a estarmos alegres é porque não só podemos ser consumidos pela tristeza e angústia advindo das adversidades da vida, mas também porque podemos inutilmente buscar alegria fora dEle.
O que significa alegrar-se no Senhor? Em Atos 16, Paulo e Silas haviam pregado o Evangelho na cidade de Filipos. Os cidadãos da cidade os acusaram e então eles foram açoitados e depois presos. No meio dessas adversidades, o versículo 25 informa a atitude deles quando estavam presos injustamente: “Por volta de meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus…” Como eles poderiam alegrar-se no meio das dores? Eles podiam alegrar-se no Senhor porque suas vidas não eram guiadas por eles, nem pelas circunstâncias e nem pelas pessoas. Eles alegravam no Senhor porque eles sabiam que o propósito dEle estava sendo estabelecido por eles.
O problema com a alegria é que quase sempre ela está atrelada ao estado emocional, às circunstâncias ou as pessoas.
Quando você vincula sua alegria a esses componentes, sua alegria torna-se frágil e passageira. O alicerce da sua alegria precisa estar no Senhor somente.
Alegrar-se no Senhor, significa agarrar com firmeza na crença simples que Ele está no controle de tudo em sua vida, circunstâncias e pessoas. Significa que nada está à deriva e o que você sente, por onde você for e com quem se encontrar, tudo, tudo está sob o controle dEle.
Alegria é antes de tudo uma obediência ao Senhor e uma decisão. Se você deseja ser alegre precisa decidir entrar em plena sintonia com os propósitos dEle para sua vida.
Por isso, foque no Senhor e em Seus propósitos, e a alegria dEle será um resultado natural em sua vida.
Tenha um bom dia!
Por Roberto Naves Amorim. Ele é pastor da Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste em Goiânia – GO – Brasil.
Leia a Bíblia ela é a palavra viva de Deus!