
O plenário do Senado aprovou na terça-feira (23) projeto de lei que muda o nome do aeroporto de Goiânia para homenagear o ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (MDB). A matéria segue para análise e votação na Câmara dos Deputados.
O projeto de lei muda o nome do Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva para Aeroporto Internacional de Goiânia – Iris Rezende. A homenagem se soma a outras que tramitam em casas legislativas de Goiânia e Goiás para homenagear o ex-prefeito.
O autor do projeto é o senador Luiz do Carmo (MDB). O senador Vanderlan Cardoso (PSD) foi o relator da matéria. “Essa homenagem tem como propósito agradecer a Iris Rezende pela grande contribuição que prestou à nação brasileira, pelo zelo, amor e perseverança que teve ao cuidar dos assuntos de sua terra natal, o querido estado de Goiás”, disse.
Vanderlan Cardoso, por sua vez, disse que Iris Rezende sempre se destacou pela excelente gestão pública e é reconhecido, no estado de Goiás, como um homem que conseguiu reunir as virtudes de bom político.
“Seu legado na luta pela democracia e pela defesa dos mais pobres será sempre lembrado por aqueles que tiveram a alegria de tê-lo conhecido”, apontou Vanderlan.
Outras homenagens a Iris Rezende
Ainda na terça-feira (23), a Câmara Municipal de Goiânia aprovou a inclusão do nome de Iris Rezende no Parque Mutirama. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Outras propostas de homenagens para o ex-prefeito, como mudanças de nome da Avenida Anhanguera, do Paço Municipal, do Bosque dos Buritis e até do Morro da Serrinha tramitam na Câmara Municipal.
Iris Rezende morreu aos 87 anos, no dia 9 de novembro de 2021, depois de três meses internado para tratar de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH).