
Os problemas da vida são consequências de um mundo caído espiritualmente e longe de Deus. O corpo, a natureza, a sociedade e os relacionamentos sentem essa realidade espiritual.
Diante de seus problemas, o salmista testemunha, no Salmo 131.2,3, dizendo: “De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!”
O salmista aprende na imagem de uma criancinha amamentada e satisfeita no colo de sua mãe que ele precisa manter-se tranquilo, descansando no Senhor, quando os problemas chegarem.
Quando os problemas chegarem, não podemos permitir que nossas emoções se descontrolem. É preciso se acalmar; é preciso reduzir a agitação para que se possa pensar com prudência e bom senso, e assim tomar decisões sábias e sensatas.
Quando os problemas chegarem não se deixe ser dominado ou consumido pelo medo nem pela angústia. O salmista, no texto, apela: “Ponha a sua esperança no Senhor…” Ter Deus como sua esperança, significa crer que Ele pode mudar tudo em sua vida; significa crer que a circunstância não tem a voz final; significa viver o amanhã pela fé, crendo que Ele está no controle e por isso o melhor ainda está por vir.
Com o salmista você aprende que Deus pode agir em qualquer situação, e mais, ainda que sua vida esteja extremamente difícil, é preciso que você se acalme, mantenha-se humilde e confiante nEle.
Quando os problemas chegarem, acalme-se! Deus está no controle! Ele pode mudar tudo a qualquer momento.
Por Roberto Naves Amorim. Ele é pastor da Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste em Goiânia – GO – Brasil.
Leia a Bíblia ela é a palavra viva de Deus!