
A Bíblia está repleta de referências afirmando que Deus é o refúgio para o seu povo. As referências mais frequentes à realidade de Ele ser esse refúgio encontram-se nos Salmos. Os filhos de Corá afirmaram no Salmos 46.1: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”.
Nunca em nossa história, nos últimos 75 anos, estamos sentindo tanto a realidade das lutas e dores como agora, nesse tempo de pandemia. Para alguns parece que nunca mais haverá um momento de folga, calma e paz.
Antes da pandemia chegar, o certo é que muitos de nós estávamos vivendo vidas tranquilas e sossegadas; nos sentíamos como o centro de tudo e não estávamos considerando o relacionamento com Deus como deveríamos fazer, estando os dias bons ou ruins.
Nesse Salmo, o salmista faz uma transformadora declaração: “Deus é nosso refúgio”. É uma declaração simples, mas potente. Ele nos tira de qualquer caos que estejamos vivendo, para centrar-nos somente em Deus.
A sua tendência inicialmente diante dos problemas não é refugiar-se em Deus. Na verdade, você corre para você mesmo, sua família, amigos, profissionais, passatempos, trabalho ou qualquer outra coisa. Na verdade, você se convence de que essas coisas temporais podem lhe fornecer descanso e proteção. Na realidade, essas coisas apenas o distraem de seus problemas; elas não podem lhe dar descanso. O que significa saber que “Deus é o nosso refúgio”? Significa que nEle há segurança. NEle há o verdadeiro descanso. NEle há um lugar onde se pode refugiar diante de qualquer tempestade. Essa é a ideia de refúgio.
Em Deus você está protegido. NEle você encontra abrigo e proteção contra os perigos e os medos da vida. Em Deus estão as respostas para qualquer pequeno ou grande problema.
O verdadeiro refúgio e descanso do perigo, pressão e adversidades só podem ser encontrados em Deus.
Por Roberto Naves Amorim.* Ele é pastor da Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste em Goiânia – GO – Brasil.
Leia a Bíblia ela é a palavra viva de Deus!