
Gênesis 22.1 afirma que “…Deus pôs Abraão à prova…”
Ao colocar Abraão “à prova”, pedindo seu querido e tão esperado filho Isaque em sacrifício, isso nunca significou que Deus incitou Abraão ao mal, visto que Tiago 1.13 declara que “Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta”. Na verdade nesse teste, Deus apenas queria averiguar a lealdade do coração do patriarca, dando-lhe uma oportunidade de comprovar o seu temor, fé, amor e fidelidade a Ele.
Não só Abraão foi tentado, mas outros personagens da Bíblia também. Davi, por exemplo, pediu para ser testado pelo Senhor ao dizer no Salmo 26.2: “Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda o meu coração e os meus pensamentos.”
Assim como Deus fez a Abraão e a Davi, Ele também enviará testes à sua vida. Alguns deles serão duros, difíceis e ilógicos. Mas na verdade, cada um será sempre uma oportunidade para que o seu coração seja revelado. O seu bom e o seu ruim se manifestarão nos testes que o Senhor lhe enviará.
Os testes pelos quais você passa podem vir de várias formas, mas todos eles o fará sair de sua zona de conforto rumo a algo desconhecido, mas todos estão sob o soberano controle de Deus e visam no final o seu bem e maturidade espiritual.
Os testes enviados por Deus sempre serão oportunidades para demonstrar a você, aos outros e acima de tudo para o próprio Deus, qual o grau de sua confiança nEle e o quanto você depende exclusivamente de Sua graça.
Deus sempre enviará testes, nunca para o destruir ou desanimar, mas para o conduzir a novos destinos e direções.
Por Roberto Naves Amorim. Pastor da Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste em Goiânia – GO – Brasil.