Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia apresenta: Orquestra Sinfônica de Goiânia com Clássicos Sertanejos

Participação da dupla Chico Júnior e Fabrício e do cantor Luccas Moura. Regente: Eliseu Ferreira. Dia 30 de setembro de 2021, quinta-feira, 20h no Teatro Goiânia. O concerto também será transmitido ao vivo pelo canal da OSGO no Youtube: www.youtube.com/orquestrasinfonicadegoiania

Entrada Franca: Acesso limitado do público condicionado aos protocolos sanitários vigentes e às orientações constantes no Decreto Municipal nº 3604 de 14 de julho de 2021.

No dia 30 de setembro de 2021, quinta-feira, às 20h, a Secretaria Municipal de Cultura realiza mais um concerto presencial da Orquestra Sinfônica de Goiânia. O concerto será realizado no Teatro Goiânia, o mais tradicional espaço cultural da capital goiana, com acesso limitado do público condicionado aos protocolos sanitários vigentes e às orientações constantes no Decreto Municipal nº 3604 de 14 de julho de 2021, além das orientações próprias adotadas pelo Teatro Goiânia.

Esse concerto faz parte da estratégia de retomada das atividades culturais presenciais da Prefeitura de Goiânia, determinada pelo secretário Zander Fábio e pelo prefeito Rogério Cruz.

“Clássicos Sertanejos” é uma proposta inédita da Orquestra Sinfônica de Goiânia, que apresentará um repertório de clássicos da música sertaneja arranjados para a formação. O evento terá a participação da dupla Chico Júnior e Fabrício e do cantor sertanejo Lucas Moura, talentos em ascensão no gênero em Goiânia. A proposta contempla a política cultural adotada pela Prefeitura de Goiânia ao incentivar e apoiar novos talentos nos mais variados gêneros musicais.

Nos últimos anos, a Orquestra Sinfônica de Goiânia tem atuado de forma ampla, realizando não só os concertos tradicionais do repertório clássico, mas também abordando outros gêneros como Rock, MPB, Jazz, Música Caipira, Música de Cinema, dentre outros. O objetivo é atender aos anseios culturais da nossa capital em sua pluralidade, além de buscar dinamizar e descentralizar as ações artísticas desenvolvidas pelo grupo.

Para esse concerto, realizado em parceria com o Teatro Goiânia e Secretaria Estadual de Cultura, será admitida a entrada gratuita de até 350 pessoas (50% da capacidade do local), desde que cumpram os protocolos exigidos. O Teatro abrirá às 19h30 e a admissão será por ordem de chegada.

Os artistas e equipe envolvidos são testados quinzenalmente para a Covid-19 e seguem os protocolos sanitários locais e aqueles recomendados pelo Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto (da qual a OSGO é signatária), com o objetivo de garantir a segurança dos mesmos e do público.

O concerto é uma excelente chance de apreciar um programa cultural de qualidade executado pela Orquestra sinfônica de Goiânia, que tem se destacado nacionalmente pela regularidade ousadia de suas propostas artísticas e pedagógicas. Nesse período de pandemia tem sido uma das mais atuantes nas plataformas digitais, juntamente com o Coro Sinfônico de Goiânia e também com os grupos artísticos de bolsistas à ela agregados: Coro Juvenil de Goiânia, Orquestra Jovem Joaquim Jayme e Banda Juvenil de Goiânia.

CHICO JÚNIOR E FABRÍCIOdownload

Oficialmente formada em novembro de 2012, a dupla Chico Junior e Fabrício remetem-se à amizade e histórias em comum desses dois amigos fraternos. Ao longo da carreira compuseram diversas músicas em parceria e realizaram vários eventos juntos. Apuraram o dueto, desenvolveram a postura e se profissionalizaram como músicos da noite caminhando sem dificuldade através dos mais diversos estilos musicais. A marca da dupla em seus shows é a diversidade pois conta com um repertório que vai do Sertanejo Raiz ao Rock’n Roll. Além de bares e boates em Goiânia, a dupla já se apresentou em diversas festas particulares, aniversários, confraternização de empresas, shows e eventos diversos. Bem como em shows em outras cidades do interior de Goiás contagiando o público com simpatia e originalidade em suas apresentações.

LUCCAS MOURAdownload (2)

Iniciou sua carreira como cantor logo aos 10 anos de idade, incentivado por um amigo que cantava a música “Amor Selvagem“, um clássico dos cantores Zezé di Camargo e Luciano. Luccas Moura encontrou seu verdadeiro talento e alguns meses depois, após chamar a atenção de um radialista que o viu cantar em um ônibus, decidiu fazer um convite para que ele cantasse na Rádio Amazonas FM, onde consagrou o início de sua carreira. Hoje, com grande experiência em apresentações e palco, já realizou uma turnê por toda a Europa, além de cantor também é compositor e conhece a fundo o mercado musical e faz diversas apresentações em programas de TV e rádios.

MAESTRO ELISEU FERREIRAimages (1)

Natural de Anápolis-GO, o maestro Eliseu Ferreira é graduado em Educação Artística e Clarineta pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. É mestre em Regência Orquestral pela mesma instituição. Estudou com professores como Luiz Gonzaga Carneiro e Fernando Machado (clarineta), Angelo Dias e Zuinglio Faustini (Canto) e Emílio de César (Regência). Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Roberto Minczuk, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tomás Koutnik, Neil Thomson, Frank Shipway e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência no Paraguai, República Tcheca, Inglaterra e França. Foi regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do CEFET-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia, dentre outros. Foi também Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Goyazes por dois períodos: entre 1999 e 2003 e entre 2008 e 2011. Em 2012 e 2013 foi Diretor Artístico e Regente Titular da nova Orquestra Filarmônica de Goiás, onde atuou em concertos e turnês. Durante 15 anos foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás por 15 anos, com a qual realizou um intenso trabalho didático e artístico, realizando séries de concertos na capital e em todo o Estado de Goiás, além de turnês em outros Estados Brasileiros e também turnês na Espanha, Alemanha e Venezuela. Entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017 realizou uma turnê de 08 concertos com a OSJG na China (sendo a primeira orquestra sinfônica brasileira a se apresentar naquele país), tocando em salas importantes em cidades como Nanjing, Hangzhou, Ningbo, Huzhou, dentre outras. Foi fundador, Diretor executivo e Artístico do Instituto Sinfonia do Amanhã na cidade de Cachoeira Dourada-GO, com o qual realizou concertos em Goiânia, Brasília, Niterói, Petrópolis e em Roma, na Itália. Foi Diretor do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Basileu França entre 2014 e 2017. Atuou como professor em vários festivais, dentre eles o Festival Eleazar de Carvalho (Fortaleza) e o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (CIVEBRA). Regeu como convidado algumas orquestras brasileiras tais como a Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro, a Orquestra Sinfônica da UNICAMP e a GRU Sinfônica. Atualmente é Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Coordenador da Rede de Orquestras Jovens de Goiás.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE GOIÂNIA

A Orquestra Sinfônica de Goiânia foi criada em 1993, pelo Maestro Joaquim Jayme e pelo então Secretário Municipal de Cultura Kleber Adorno. A instituição, uma das unidades da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Goiânia, abriga uma orquestra composta por 75 músicos, e um coro de 48 vozes. Funcionou como Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia entre 1995 e 2008. Tem como objetivos principais a promoção, divulgação e coordenação das atividades de música sinfônica, além do apoio à música de câmara e lírica a serviço do desenvolvimento cultural de Goiânia. Participa ativamente da vida cultural da cidade, com temporadas regulares de concertos nos principais teatros da capital, além de uma atuação marcante na periferia e na região metropolitana, com apresentações em praças, parques e igrejas. Nos concertos de sua temporada principal tem contado com artistas de renome nacional e internacional que, junto aos talentos da nossa cidade, fazem da orquestra a mais atuante do Estado. O maestro Joaquim Jayme esteve à frente da orquestra desde sua criação, em 1993, até sua morte em 2017, excetuando os anos entre 2001 e 2004, nos quais se revezaram na direção os maestros Marshal Gaioso e Emílio de César. A partir de 2018 passou a contar com um núcleo pedagógico, coordenado pelo professor Juliano Silvestre, com a incorporação da antiga Banda Marcial de Goiânia, agora transformada em Rede Municipal de Núcleos Musicais, o que culminou na criação de vários 03 grupos de bolsistas e estudantes – a Banda Juvenil de Goiânia, o Coro Juvenil de e Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme, além de vários núcleos musicais em escolas públicas e casas de cultura da capital, com foco na formação musical de crianças e adolescentes e também na conquista de novas plateias, em parceria com a Secretaria Municipal de Goiânia. Está atualmente sob a direção do maestro Eliseu Ferreira.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18629