Nota técnica permite aplicação simultânea de vacinas

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira uma nota técnica em que autoriza a aplicação da vacina contra covid-19 no mesmo dia que outros imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Isso permite, por exemplo, que as pessoas sejam vacinadas contra covid-19 e gripe no mesmo dia, em vez de fazer o intervalo de 14 dias que era recomendado até agora.

A nota técnica informa que, “de maneira geral os estudos que avaliaram a coadministração das demais vacinas, em particular as vacinas inativadas, demonstram boa resposta imune e sem preocupações de segurança adicionais, sendo esta uma prática recomendada para minimizar perdas de oportunidade de vacinação e garantir elevadas coberturas vacinais”.

A nota técnica avalia que “a administração de múltiplas vacinas em apenas uma visita amplia as chances de se ter um cartão de vacinação atualizado permitindo aumentar as coberturas vacinais, proteger a população contra doenças imunopreveníveis e otimizar o uso de recursos públicos”.

Ainda de acordo com a nota técnica, quase todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações podem ser aplicadas no mesmo dia. As exceções são em dois casos e alcançam apenas crianças abaixo de 2 anos. São as vacinas tríplice viral ou tetraviral, que não podem ser aplicadas junto com a da febre amarela.

Quer saber mais? Acesse o na íntegra a Nota Técnica pelo link abaixo.

56 Nota Técnica

 

FB_IMG_1633009797945

FB_IMG_1633009799767FB_IMG_1633009797945

 

 

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16586