
Jesus era habilidoso em falar muito com poucas palavras. Por exemplo, em Marcos 7.20-23 Ele deu um diagnóstico preciso da realidade de cada ser humano. Ele afirmou: “O que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem”. O Senhor Jesus em Suas palavras concordou com Jeremias 17.9, que diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” O Senhor Jesus sabia que o cerne do problema humano está dentro do ser humano.
Quando o coração de uma pessoa é egoísta, imoral, orgulhoso, amante do dinheiro, preguiçoso e mentiroso, ela sempre buscará tirar vantagem, desobedecer as leis, não respeitar pessoas, vandalizar, não assumir os erros ou culpar os outros. Em contrapartida, os governantes de um povo cujo coração é corrompido, jamais levarão a decência, a lisura, as ações éticas e as responsabilidades cívicas como prioridade. O resultado final será uma sociedade doente, perdida, violenta, revoltada, enganando e sendo enganada.
Segundo o Senhor Jesus, o problema pessoal resulta no problema social. Tentar resolver o problema social sem levar em conta o cerne do problema, que é a corrupção do coração humano, é tentar curar o câncer com o uso de analgésicos.
O que você seriamente precisa é olhar-se através do diagnóstico dado por Jesus e decidir ter uma profunda experiência espiritual com Ele, arrependendo-se e confessando os seus pecados. O que você precisa é pedir a Ele por um coração novo, pois, com um coração novo, você terá uma vida nova, com pensamentos, palavras, ações e reações novas, o que resultará numa família nova e, consequentemente, numa sociedade nova.
Por Roberto Naves Amorim. Pastor da Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste em Goiânia – GO.