
A vacinação da população geral por faixa etária decrescente nos municípios goianos deve começar a partir da próxima remessa de vacina que chegar a Goiás. A partir de agora, 30% das doses serão destinadas para a imunização dos grupos prioritários e 70% para as pessoas com idade a partir de 59 anos em ordem decrescente. A expectativa é de que um novo carregamento de doses chegue ao Estado neste fim de semana, o que permitiria que a vacinação por idade começasse na segunda-feira [31].
A decisão foi tomada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite [CIB] no fim da tarde desta quinta-feira (27) depois de a Comissão Intergestores Tripartite [CIT] aprovar a mudança em âmbito nacional no início da tarde do mesmo dia. A proposta foi feita pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde [Conass], com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde [Conasems], para o Ministério da Saúde.
A discussão sobre o assunto vinha ocorrendo havia uma semana. Um dos principais articuladores da proposta foi o titular da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino. “Não tem mais motivo para a gente ter dose parada”, aponta Alexandrino.
No texto apresentado pelo Conass está definido que os municípios que não tiverem demanda ou ela for diminuída para a imunização dos grupos prioritários, estes poderão iniciar a imunização da população em geral por faixa etária decrescente. Ainda assim, deve ser garantindo o porcentual reservado para os demais grupos prioritários.
Desta forma, as cidades não precisam necessariamente ter terminado a imunização de um grupo prioritário como, por exemplo, as pessoas com comorbidades, nem estar próximas de finalização para começar a vacinar o restante da população. Com isso, todos os municípios goianos já possuem respaldo para começar a vacinar a população geral.
A medida abre espaço para que a imunização no Estado tenha seguimento de uma maneira mais fluida, respeitando as particularidades de cada município. A conferir!